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Cocamar lança CRM para ampliar elo com cooperado

04.09.2019

Aprimorar cada vez mais o relacionamento junto aos produtores cooperados e cooperantes. Com esse propósito, a Cocamar acaba de implantar o CRM (Customer Relationship Management, em português Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), contando com a plataforma Salesforce. Para uma apresentação do seu funcionamento, foi promovida na manhã de sexta-feira 30 de agosto em Maringá (PR), uma reunião entre dirigentes, gerentes e colaboradores ligados ao atendimento.

GESTÃO - De acordo com o presidente Divanir Higino, o crescimento da Cocamar impõe algumas demandas que requerem especial atenção da cooperativa, como a proximidade junto ao seu público. Nesse sentido, o CRM é uma ferramenta que atende tal objetivo, por fornecer todos os subsídios necessários à gestão do relacionamento.

NO INÍCIO - O CRM surgiu na cooperativa como projeto de Lean Six Sigma, atingindo em 2019 a sua terceira geração. Na primeira, o processo foi desenhado com base em uma pesquisa para entender os requisitos dos cooperados e, além disso, foram mapeadas as necessidades da equipe de técnicos e gestão quanto as demandas do relacionamento.

PILOTO - Na segunda, houve a escolha da ferramenta e o início de um projeto-piloto em 2018, que culminou, posteriormente, com a seleção da plataforma Salesforce e da implementadora Avanxo. Os profissionais técnicos é que fazem a alimentação das informações dos produtores e contam, para isso, com um aplicativo off-line.

HISTÓRICO - “Trata-se de um sistema de manuseio fácil, prático e adequado à linguagem dos profissionais”, comenta Vanessa Urataki, especialista em CRM da cooperativa. Segundo ela, a plataforma possibilita construir um histórico de cada cooperado, com relatórios específicos, o que vem ao encontro do objetivo da Cocamar de contribuir para que os produtores explorem todo o potencial produtivo de suas lavouras e tenham mais resultados.

DETALHAMENTO - “A ferramenta traz mobilidade e facilidade ao trabalho do profissional, centralizando e unificando as informações”, explica Urataki, enfatizando que os dados compilados, ao oferecerem o detalhamento das atividades do quadro de cooperados, auxiliam na tomada de decisões.

ETAPAS - A implantação do CRM se dará por etapas e vai começar pela região norte do estado, compreendendo os municípios de responsabilidade da gerência de negócios ocupada por Nilton César Martins que irá estabelecer um plano de trabalho junto aos respectivos gerentes de unidades.