Notícias

Voltar

Cocamar sedia 3º Módulo de Ciclo sobre Madeira

06.09.2019

A Cocamar sediou na quinta-feira dia 29, em Maringá, o 3º módulo do Ciclo de Aprimoramento de Produção e Uso de Madeira, promovido pelo Sistema Ocepar e Universidade Federal do Paraná, destinado à capacitação de colaboradores de cooperativas paranaenses.

SUSTENTÁVEL - A proposta da realização é a produção econômica sustentável de florestas plantadas, com foco na produção de biomassa, madeira para serraria, secagem de grãos e outros fins.

OS DOIS PRIMEIROS - Serão 5 módulos neste ano, cada qual sediado por uma cooperativa participante. Os dois primeiros, ocorridos em abril e junho, foram sediados por C.Vale e Lar, abordando, respectivamente, Análise de Investimentos e Manejo Florestal para Fins Energéticos.

EM MARINGÁ - O terceiro, em Maringá, deu foco ao Custo de Produção Florestal (objetivos da produção de madeira, operações florestais, componentes e custo florestal, coeficientes técnicos, colheita e transporte, e prática de custos).

OS PRÓXIMOS - Os dois módulos restantes, previstos para outubro na Agrária e novembro na Frísia, vão abordar Colheita Florestal e Projetos Industriais para o Uso da Madeira.