Notícias

Voltar

Família conta com o suporte da filha para prosperar

22.09.2019

Em Jussara (PR), a família Vitali produz grãos em terras próprias e arrendadas, o que é comum entre agricultores do município.

O que ainda não é comum, por lá, é ver mulheres se envolvendo diretamente no dia a dia agricultura. Mas, em relação aos Vitali, o produtor Antônio Aparecido, que tem ao seu lado o filho Haroldo na gestão dos negócios, conta com a ativa participação da filha Simone e da esposa Maria.

Simone, de 26 anos, costuma levantar às 5h e preencher o seu dia com muitos afazeres em apoio aos familiares. Embora morando na cidade, desde pequenos ela e o irmão foram incentivados pelos pais a gostar da atividade rural.

O Rally Cocamar de Produtividade passou na última quarta-feira (18) por Jussara, onde conheceu Simone e sua mãe.

Do total de 230 alqueires (556,6 hectares) que cultivam, os Vitali são donos de 64 e vêm expandindo todos os anos as lavouras ao absorver áreas de proprietários que os procuram, interessados em arrendar-lhes as suas terras.Caprichosos, eles investem em cuidados com o solo, corrigindo e adubando mediante análise, e estão começando a implementar agricultura de precisão.

SECRETÁRIAS - “Eu e minha mãe somos secretárias assistentes”, brinca Simone, explicando que ambas ficam nos bastidores, em especial nos períodos de plantio e colheita, oferecendo suporte para que tudo corra bem. Se preciso, Simone é quem sai para comprar peças, insumos, comercializar parte da produção e se ocupar de serviços em bancos e cartórios. Quando da pulverização na lavoura, ela se encarrega de levar água para a máquina na roça e está disponível e apta a prestar qualquer tipo de ajuda, inclusive a dirigir caminhão e maquinário.

PROGREDINDO - O que não falta é ânimo para os Vitali. De 15 anos para cá, quando começaram a cuidar da própria lavoura e a arrendar terras, eles estruturaram o parque de máquinas para dar conta do recado e só veem progressos. “Nunca precisamos vender nada para pagar contas”, comenta Simone, que diz vislumbrar seu futuro no agro, onde as oportunidades para o crescimento pessoal e da família são muitas.

NA COCAMAR - Frequentadora de dias de campo e palestras técnicas promovidas pela Cocamar, ela cita que inicialmente foi vista com certa estranheza por alguns produtores, não habituados a dividirem espaço com uma mulher tão interessada em aprender tudo o que diz respeito à atividade.

Segundo Simone, a Cocamar é a única entre cooperativas e empresas do setor que oferece cursos aos produtores e produtoras, para capacitá-los. E ela, claro, faz questão de aproveitar e participar de tudo.

RALLY - O Rally Cocamar de Produtividade tem o objetivo de valorizar as boas práticas agrícolas, além de conhecer os personagens que fazem a história do mundo agro. Patrocinam a realização: Basf, Spraytec, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (masters), Sancor Seguros, Texaco Lubrificantes, Cocamar TRR, Elanco e Altofós Suplemento Mineral Cocamar (institucionais), Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo (apoiadores).