Notícias

Voltar

Rally visita propriedade para ver melhoria contínua

23.09.2019

Aos 23 anos, prestes a se formar em agronomia, Pedro Henrique Sambini é mais um jovem produtor a se destacar no agro regional. Depois do avô Alvino e do tio Edmir, que começaram a cultivar pomares de laranja em 1989, estando entre os primeiros a introduzir essa cultura em Nova Esperança (PR), agora é a vez dele mostrar o quanto pode fazer pela citricultura.

VALE A PENA - À frente de 90 hectares de pomares onde plantios mais antigos e com produtividade em declínio vêm sendo substituídos por novos, Pedro se diz um entusiasta da produção de laranja. “Nenhuma outra atividade é tão interessante financeiramente”, salienta, acrescentando que sua média tem ficado ao redor de 2,5 caixas de 40,8 quilos por planta.

PROGRAMA - Mas o que também tem atraído a atenção da Cocamar para esse produtor é a sua resposta a um programa de melhoria contínua que acaba de ser realizado pela cooperativa com a orientação da engenheira agrônoma Amanda Caroline Zito e o apoio da estagiária Daniela Sala. O Rally Cocamar de Produtividade foi até Nova Esperança na segunda-feira (23/9) para conferir.

LIDERANÇA - Realizado entre julho e setembro, o programa envolveu 8 produtores de laranja da região e, segundo Amanda, mais de 400 melhorias foram implementadas, das quais 120 na propriedade conduzida por Pedro, que liderou e soube motivar, nesse processo, uma equipe de dez funcionários.

MUDANÇAS - Em resumo, eles participaram, oferecendo sugestões, da reorganização dos sistemas de trabalho, tornando-os mais eficientes. No galpão da propriedade, o depósito de ferramentas foi totalmente reconfigurado, colocando-se um painel onde cada uma tem o seu lugar, de maneira que, se retirada, sua falta é percebida num olhar. Tudo passou a ser guardado para ficar à mão, com etiquetas e sinalização, eliminando-se materiais inservíveis e reaproveitando muitos outros.

MAIS - Copos plásticos, antes descartados, deram lugar a canecas com o nome de cada colaborador; uma caçamba, que não tinha aproveitamento, virou uma caixa d’água; e duas adubadeiras, com capacidade para 2,5 mil quilos cada uma, ganharam uma estrutura sobressalente para comportar 4 mil quilos, reduzindo-se assim o número de recarregamentos. “As melhorias foram efetuadas sem a necessidade de gastos extras”, disse Pedro, mostrando uma caixa afixada à parede onde os funcionários depositavam suas sugestões. “A equipe foi motivada a pensar em melhorias e apresentar ideias”, comentou Amanda, lembrando que cada uma delas foi analisada. Com isso, segundo a engenheira agrônoma, a propriedade como um todo ficou bem mais organizada, registrando ganhos em eficiência operacional, além de mais segura, bonita e com cada objeto e equipamento em seu lugar.

EXPANDIR - A partir dos bons resultados desse programa de melhoria contínua, que funcionou como um piloto, a Cocamar pretende levá-lo para outros produtores de laranja e até mesmo para os demais segmentos da cooperativa.

ACOMPANHANDO - Nessa visita, além da engenheira agrônoma Amanda Caroline Zito e da estagiária Daniela Sala, o Rally foi acompanhado de Sérgio Mendes e Renato Pesarini do programa de TV RIC Rural e por uma equipe da Sicredi União PR/SP: Victor Pasquini, gerente de Desenvolvimento Agro, Gilberto Rauber, assessor Agro da Regional Noroeste e Luiz Lazaretti, gerente da unidade de Nova Esperança.

Em sua quinta edição, o Rally Cocamar de Produtividade tem a finalidade de valorizar as boas práticas agrícolas. Patrocinam a iniciativa: Sicredi União PR/SP, Basf, Zacarias Chevrolet e Spraytec (principais), Sancor Seguros, Texaco Lubrificantes, Cocamar TRR, Elanco e Altofós Suplemento Mineral Cocamar (institucionais), com o apoio do Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo.