Notícias

Voltar

Os Hoshino apostam na soja e diminuem a área de milho

26.09.2019

Com a experiência de já ter trabalhado em uma companhia multinacional e uma empresa de pesquisa, o engenheiro agrônomo Everton Hoshino, de 36 anos, decidiu em 2011 retornar para a propriedade da família, em Ibiporã (PR). Desde então, ele se dedica à produção de soja, milho e outros cultivos, respondendo pela gestão dos negócios, enquanto o pai Júlio se ocupa da parte operacional.

A comunidade de origem nipônica representa importante parcela da população e seus representantes são numerosos na atividade rural do município.

BOAS MÉDIAS - Ao passar por Ibiporã no dia 24/9, o Rally Cocamar de Produtividade visitou os Hoshino, que apostam na soja: a produtividade tem ficado ao redor de 150 sacas por alqueire (61,9 sacas/hectare). E mesmo no ano passado, quando a safra foi prejudicada pela estiagem, eles não perderam tanto, finalizando com a média de 130 sacas por alqueire (53,7 sacas/hectare). “Fazemos análise de solo todo ano, correção, investimos em uma adubação com alta tecnologia e cultivamos variedades de bom desempenho”, comenta Everton, que é assistido pelo engenheiro agrônomo Haroldo Feliciano Denófrio, da Cocamar.

MILHO DIMINUI - Já o cultivo de milho vem sendo desacelerado e ocupa apenas 20% das terras, ficando o restante com aveia preta para cobertura do solo. “Nos últimos anos o milho não tem valido a pena”, explica o produtor. A exceção ficou por conta da recente safra, que alcançou cotação remuneradora e registrou a boa produtividade de 300 sacas em média por alqueire (123,9 sacas/hectare).

MORANGOS - Quem visita o sítio da família se depara com estufas onde eles se dedicam, também, à produção de morangos, maracujá e outras espécies de frutas, atendendo a um mercado em que os compradores não abrem mão de produtos saudáveis e de alta qualidade.

RALLY - Valorizando as boas práticas agrícolas, o Rally Cocamar de Produtividade tem, como principais patrocinadores: Basf, Spraytec, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP. Os patrocinadores institucionais são Altofós Suplemento Mineral Cocamar, Cocamar TRR, Texaco Lubrificantes, Elanco e Sancor Seguros. Apoiam a realização: Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo.