Notícias

Voltar

Rally visita os viveiros do Projeto Cultivar

01.10.2019

Uma iniciativa socioambiental que já conquistou prêmios nacionais importantes e, desde 2006, quando teve início, é considerada uma referência no Paraná. Assim é o projeto Cultivar, mantido pela Cocamar, que foi visitado na segunda-feira (30/9) pelo Rally Cocamar de Produtividade.

APAE - O contato começou pelo viveiro de Maringá, instalado nas dependências da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Contorno Sul, onde 25 alunos – contratados como funcionários da cooperativa – se dedicam à produção de mudas de espécies nativas para doação a produtores cooperados, que as destinam para a recomposição de áreas de preservação permanente.

PRODUÇÃO - Promovendo inclusão social, o Cultivar produz, em média, cerca de 50 mil mudas na soma dos viveiros de Maringá e Rolândia, município este onde a estrutura foi instalada em 2015 para funcionar com 11 alunos e que recebeu a equipe do Rally no início da tarde.

MARINGÁ - “O lema do projeto é produzindo florestas com mãos especiais”, lembra Sabrina Ambrósio, analista de responsabilidade social da Cocamar. Na Apae de Maringá, onde a coordenação desse trabalho está a cargo de Carla Bernardi, há duas instrutoras especializadas: Maria Rosemeire Santos e Tamae Gregório. Uma das alunas é Jaqueline Xander, 30 anos, que se destacou em 2016 por ter vencido um campeonato mundial paralímpico de judô na Europa.

ROLÂNDIA - No viveiro de Rolândia, que fica numa chácara de 7,6 mil metros quadrados chamada “Apaelândia”, a instrutora é Ingrid Gulzon e um dos alunos, Everton Pereira da Rosa, 21 anos, participa de festivais de canto, dança e pintura. “Todos têm consciência da oportunidade que representa esse trabalho, tanto que o valorizam muito e avisam se veem alguém fazendo algo de forma incorreta”, observa Ingrid.

FLORESTA - O cooperado Ivaldo de Oliveira, integrante de um grupo familiar que possui 500 hectares em Itambé, Floresta e Maringá, conta que se serviu de mudas do Cultivar, nos últimos anos, para reflorestar algumas áreas nas propriedades. Agora, ele recorreu ao projeto para plantar mais 1,5 mil mudas. “Toda vez que olhamos para a floresta, já crescida, ficamos satisfeitos ao saber como ela foi produzida”, salienta.

Números do Cadastro Ambiental Rural (CAR) apontam que no estado do Paraná, 29% das florestas nativas estão localizadas em propriedades rurais.

O RALLY - Valorizando as boas práticas agrícolas, o Rally Cocamar de Produtividade é patrocinado por Basf, Spraytec, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet (principais), Altofós Suplemento Mineral Cocamar, Cocamar TRR, Texaco Lubrificantes e Sancor Seguros (institucionais), com o apoio do Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo.