Notícias

Voltar

Construir fertilidade para aumentar a produtividade

01.10.2019

Na segunda-feira (30/9) o Rally Cocamar de Produtividade realizou visita à unidade do Paps (Programa de Aumento de Produtividade Sustentável de Soja) na propriedade dos cooperados Carlos Francisco Semião e José Francisco Alves Souza, em Arapongas, norte do Paraná.

FERTILIDADE - Desde o ano passado Semião e Souza participam de um projeto de construção de fertilidade do solo orientado por um especialista contratado pela Cocamar, o engenheiro agrônomo Luiz Tadeu Jordão.

PONTOS - Segundo Jordão, esse é um trabalho amplo e de longo prazo, que vai abranger diversos pontos voltados àquele objetivo. O projeto inclui desde o levantamento do perfil do solo, ao manejo, nutrição e fisiologia das plantas, genética, plantabilidade e proteção de cultivos, com a geração de análises agroclimáticas e agroeconômicas.

ACOMPANHAMENTO - Com a duração de três anos, a área em Arapongas e outras têm acompanhamento permanente e são utilizadas como unidades demonstrativas para disseminação das tecnologias aos produtores.

ETAPAS - Jordão relata que na safra 2018/19 foi realizado um trabalho de base (solo) e, no período 2019/20, em curso, o foco é manejo fisiológico e, no último, na temporada 2020/21, a minimização de estresse e ajuste do ambiente de produção.

A META - Os produtores dizem que a expectativa é iniciar o plantio de soja em 20 de outubro. “Nosso objetivo é criar condições para chegar a uma produtividade de 200 sacas por alqueire [82,6 sacas/hectare]”, menciona Semião, salientando que nos últimos anos a média deles tem ficado em 140 sacas (57,8 sacas/hectare).

AVEIA - Semião conta que eles cultivam capim braquiária no inverno, para fazer a forragem do solo, mas neste ano, por causa do clima seco, a braquiária não se desenvolveu. Para reforçar a cobertura do solo, foi semeada aveia, que apresentou bom desenvolvimento e já foi dessecada para o início do plantio.

O RALLY – Participaram da visita os engenheiros agrônomos Daniel Alves Prioli e Giovani Reis Vila, da Cocamar/Arapongas. Valorizando as boas práticas agrícolas, o Rally Cocamar de Produtividade começou em setembro e vai até o início de abril, sendo que o projeto conta com os seguintes patrocinadores: Spraytec, Basf, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (masters), Altofós Suplemento Mineral Cocamar, Cocamar TRR, Sancor Seguros, Texaco Lubrificantes e Elanco (institucionais), com o apoio do Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo.