Notícias

Voltar

Soja e laranja na receita de produtor de Floraí

03.11.2019

Diversificar é assim mesmo. No município de Floraí, a 50km de Maringá, o produtor Luiz Antônio Genovês concluiu a semeadura de soja e, sem desligar, se mantém atento à colheita da laranja, que chega à reta final. Na semana passada, ele recebeu a visita do Rally Cocamar de Produtividade.

BOAS PRÁTICAS - Cooperativista, Genovês é um produtor que adota boas práticas agrícolas e sempre empenhado na busca por altas médias. Seu histórico na soja, considerando um ano pelo outro, aponta para níveis ao redor de 140 sacas por alqueire (57,8 sacas/hectare). Nos pomares a expectativa para é de 3 caixas de 40,8 quilos por planta, uma a menos comparando com a colheita do ano anterior. A menor produção se deve a longos períodos de déficit hídrico, ocorridos no segundo semestre de 2018 e começo de 2019, que reduziram a safra e também o tamanho dos frutos.

PIONEIRISMO - Segundo Genovês, a soja, cultura temporária e muito sujeita às variações do clima, é para arriscar; já a laranja, cultivo perene, proporciona mais segurança, embora também esteja exposta aos efeitos climáticos. Ele mantém pomares desde o começo dos anos 1990, figurando entre os primeiros a investir na atividade. “Aprendi a gostar da citricultura” diz o produtor, que é orientado pelo engenheiro agrônomo Carlos Aravechia, da Cocamar.

MERCADO SOLIDÁRIO - Todo o suco produzido com as laranjas dele e de outros 300 citricultores ligados à Cocamar têm destino certo: o mercado solidário internacional. Desde 1999, quando a cooperativa foi selecionada a fornecer suco para esse segmento de consumo, Genovês está entre os participantes. Funciona assim: a cada tonelada adquirida pela organização não governamental Fairtrade Labelling Organization International (Flo), sediada na Alemanha, 200 dólares retornam para ser aplicados na melhoria do processo produtivo.

BENEFÍCIOS - Com esse tipo de apoio, entre outros benefícios, o produtor de Floraí melhorou o barracão onde são guardados os defensivos agrícolas, passou a contar com sanitários químicos na propriedade e os trabalhadores da colheita recebem equipamentos de proteção invididual (Epi).

EM DESTAQUE - A imagem de Genovês está bem associada ao mercado solidário. Há alguns anos, fotografias suas foram utilizadas em uma campanha internacional realizada pela Flo para promover o chamado “suco justo”.


Sobre o Rally

Patrocinam a 5ª edição do Rally Cocamar de Produtividade, que tem a proposta de valorizar as boas práticas: Sicredi União PR/SP, Basf, Spraytec e Zacarias Chevrolet (principais), Sancor Seguros, Texaco Lubrificantes, Cocamar TRR, Elanco e Altofós Suplemento Mineral Cocamar, com o apoio de Unicampo, Cesb e Aprosoja/PR.