Notícias

Voltar

Alunos do Projeto Cultivar ensinam crianças

05.11.2019

Um desdobramento do Projeto Cultivar, mantido desde 2006 pela Cocamar e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), com apoio da empresa Bayer, foi levado nas últimas semanas a Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Maringá.

Na manhã de sexta-feira (1º/11), finalizando a programação do ano, um grupo de 14 alunos esteve no Cmei Herbert José de Souza, no Conjunto Requião, onde interagiu com dezenas de crianças de até cinco anos, ensinando a semear árvores. Eles foram acompanhados pelas instrutoras Rose Santos e Tamae Gregório.

Os alunos são colaboradores contratados da Cocamar e participam do Cultivar, projeto de inclusão social em que trabalham na produção de mudas de espécies nativas no viveiro da Apae - destinadas à recomposição de áreas de preservação permanente em propriedades rurais dos associados da cooperativa.

É o caso de Luis Jerônimo da Silva, de 50 anos, que está no projeto desde o início. Comunicativo, ele fez as vezes de mestre de cerimônias e, depois de apresentar os colegas, juntou-se às crianças, em companhia dos demais, levando até elas recipientes com terra e sementes para uma divertida aula prática.

A supervisora da escola, Telma Gonzales, disse ter gostado da iniciativa: “é uma forma diferente de falar da natureza e isso é interessante para os alunos”. Fundado em 2004, o Cmei Herbert José de Souza atende a 318 crianças de zero a cinco anos.