Notícias

Voltar

Luiz Lourenço no Conecti Cbic em Maringá

25.11.2019

O presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, participou no Fashion Hall em Maringá no final da manhã de sexta-feira (22), do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC 2019), evento que contou com a participação de mais de 400 empresários e dirigentes do setor oriundos de 19 estados e do Distrito Federal. A agenda incluiu palestras, debates e apresentações de cases de sucesso com a finalidade de promover a troca de informações sobre tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

SINDUSCON - Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o Congresso foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste).

SOLUÇÃO - Ao lado do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, Lourenço foi um dos palestrantes do painel “Cooperativa de Crédito, uma solução para o futuro”, que contou também com a presença do diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil, Ênio Meinen, e do presidente do Sicoob Sul e ex-presidente do Sicoob Central Unicoob, Jeferson Nogaroli; o presidente do Sinduscon-PR Noroeste, Marcos Mauro Filho, atuou como mediador.

Em sua palestra, Lourenço destacou o início do sistema cooperativista em Maringá e na região, a fundação da Cocamar e também o movimento que se formou, nas décadas de 1970 e 1980, sob a coordenação da Ocepar, para a implantação das cooperativas de crédito no Paraná. Ele mencionou os diferenciais do sistema em comparação ao modelo mercantilista e disse que Maringá se consolida como a referência do associativismo no país.