Notícias

Voltar

Mais 45 conselheiros certificados na Cocamar

18.12.2019

Mais 45 participantes concluíram o Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos na Cocamar, em sua quarta turma, que na noite de sexta-feira (13/12) receberam os seus certificados de conclusão de curso em Maringá, durante solenidade na Associação Cocamar.

A realização é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e Isae (Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul) em parceria com a Cocamar. Desde 2016, já foram certificados 135 conselheiros na cooperativa.

São dez módulos com total de 144 horas e as aulas tiveram início em abril do ano passado, abordando, entre muitos outros temas, Cooperativismo, Estratégia e Liderança.

“Antes de fazer o curso, o cooperado não consegue ter a dimensão do quanto isto pode impactar na vida dele”, afirmou o cooperado Nei Rodrigues Silva, morador em Cruzália (SP), onde produz grãos, e que foi escolhido como orador da turma. Segundo Silva, mudanças ocorrem na vida pessoal, em termos econômicos e na presença na cooperativa. “O curso dá uma visão muito mais ampla do que é a cooperativa, pois quando a gente não entende muito o seu funcionamento, acha que é apenas um cliente”. Ele salienta que o produtor começa a pensar diferente, lembrando que o Isae traz profissionais experientes em conhecimentos sobre visão estratégica, teorias de negociação, elementos de governança e outros assuntos, que podem ser aplicados também na gestão do seu negócio.

A cooperada Marilza Vendramin, de Paranavaí (PR) disse que o curso acrescentou na sua vida pessoal, profissional, na participação junto à cooperativa e na gestão da propriedade. “A gente trabalha mais conectada”, resumiu a produtora, frisando que se a cooperativa não a tivesse incentivado, talvez nem tomasse a iniciativa de fazer um curso assim. “Com a correria do dia a dia, a gente deixa passar e acaba não indo atrás”, finalizou.