Notícias

Voltar

Cocamar e Cocal promovem Dia de Campo nesta quinta-feira

25.02.2020

Parceiras em um inédito projeto de integração de soja e cana pelo sistema de meiosi, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a usina paulista Cocal promovem nesta quinta-feira (dia 27/2) em Narandiba (SP), o Dia de Campo Sobre Plantios Sustentáveis, evento que terá a participação de dirigentes e técnicos de ambas as organizações, produtores e representantes de outras usinas sediadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

AGENDA - A programação começa às 14h na unidade da Cocal naquele município, oportunidade em que serão abordados assuntos como produção de biocombustível, viabilidade da integração de soja e cana e o modelo de parceria desenvolvida entre Cocamar e Cocal.

Após uma apresentação do Coral Cocamar, os convidados assistem às 15h a uma palestra com o detalhamento dos temas e, às 16h30, seguem para uma visita técnica a áreas de meiosi. O encerramento está previsto para às 18h30, quando do retorno à usina, oportunidade em que poderão sanar dúvidas e apresentar sugestões.

DADOS - O projeto entre Cocamar e Cocal foi planejado por quase dois anos e implementado na atual safra (2019/2020), com o arrendamento, por parte da cooperativa, de 5,2 mil hectares para reforma de canaviais, que os repassou a 19 produtores selecionados entre o seu quadro de cooperados. Para isso, ela garante todos os insumos necessários, mantém profissional técnico exclusivo para o atendimento aos produtores e oferece um seguro especial para a cobertura de 37,1 sacas/hectare (90/alqueire). A safra é direcionada às suas estruturas de recebimento em Iepê e Maracaí.

ANDAMENTO - Meiosi é como se denomina o plantio intercalar entre a cultura de soja e fileiras de mudas de cana. Produtores participantes têm demonstrado satisfação com a qualidade das lavouras e a expectativa de uma colheita tão boa quanto a que conseguem em suas terras. A maioria deles é oriunda de municípios paranaenses próximos à divisa com São Paulo e vê no projeto uma forma de expandir os seus negócios.