Notícias

Voltar

Prefeitura de Umuarama lança projeto de ILP

06.03.2020

Berço do programa de integração lavoura-pecuária (ILP) no Paraná, introduzido em meados da década de 1990, o município de Umuarama, no noroeste paranaense, está retomando o assunto com um projeto de incentivo à adoção dessa prática inovadora e sustentável, que foi lançado pela prefeitura na manhã de quinta-feira (5/3), em parceria com cooperativas – entre elas a Cocamar – e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento contou com a presença de autoridades, lideranças do agronegócio e de cooperativas, técnicos e produtores, no Anfiteatro Haruyo Setogutte.

Tendo como foco o pecuarista, o objetivo inicial da realização é estabelecer fazendas-modelo no município para que sejam utilizadas como vitrines. Para isso, o poder público municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, se dispõe a promover a adequação do solo, com a construção de curvas de nível e aplicação de calcário, cabendo ao proprietário apenas os custos com óleo diesel. De um lado, pretende-se contar com 6 áreas onde o próprio pecuarista fará a integração, e mais 6 em que o cultivo de soja ficará a cargo de agricultores selecionados, em forma de arrendamento. Por sua vez, as cooperativas entram com assistência técnica especializada, fornecimento de insumos e o recebimento da produção, cabendo à universidade as pesquisas com solo.

O evento foi acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, reconhecido como um dos principais incentivadores de projetos integrados no país, o coordenador de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) da cooperativa, engenheiro agrônomo César Gesualdo, o gerente da unidade local, Carlos Farinazzo e o diretor da Associação Rede ILPF, engenheiro agrônomo Willian Marchió. A entidade, de âmbito nacional, é constituída por várias empresas (Cocamar, John Deere, Bradesco, Syngenta, Embrapa, Sementes Soesp e Ceptis) com a proposta de disseminar a integração pelo Brasil, onde já seria praticada em mais de 15 milhões de hectares.

No lançamento em Umuarama participaram também três produtores que já têm longa experiência e um histórico de sucesso com integração no município e arredores: os cooperados Gérson Bortoli, César Formighieri e Hugo Zampieri.