Notícias

Voltar

Moda responsável envolve indústria de fios

20.03.2020

Por meio da Cocamar, Maringá (PR) está na rota da moda sustentável do país.

Entre várias outras realizações, a cooperativa participa com sua indústria de fios têxteis do projeto Moda Sustentável, conduzido pelo Instituto Renner, que tem como proposta incentivar o resgate da produção de algodão agroecológico – sem o uso de pesticidas - por associações de mulheres quilombolas de municípios de Minas Gerais.

São produtoras rurais cujas famílias historicamente cultivavam algodão e, de forma artesanal, teciam a fibra para a elaboração de roupas e enxoval de casa.

A convite do Instituto Renner, a Cocamar adquire o algodão que, na sua indústria em Maringá, é transformado em fios de alta qualidade, seguindo após isso para tecelagens e confecções de Santa Catarina. Por fim, camisetas cor de rosa, identificadas com o selo Moda Responsável, são comercializadas em todo o país por aquela rede de lojas, a qual destina os recursos para o empoderamento das mulheres da cadeia têxtil.

A indústria de fios da Cocamar foi instalada em 1981 para absorver o algodão produzido pelos agricultores da região. Com o fim dessa cultura no estado, a cooperativa flexibilizou a fiação, a qual se tornou uma referência nacional por seus fios ecológicos – elaborados a partir de poliéster obtido do processamento de embalagens pet recolhidas por catadores de rua. No portfólio da unidade da cooperativa constam, também, fios obtidos de tecidos desfibrados (retalhos que não teriam serventia em indústrias têxteis) e também de algodão certificado, com a garantia de que o mesmo é produzido de acordo com práticas sustentáveis.