Notícias

Voltar

Cocamar amplia atuação no mercado com etanol

16.06.2020

A Cocamar está ampliando sua participação no mercado de combustíveis ao ingressar em um novo negócio: a comercialização de etanol para companhias distribuidoras.

Até o início de junho, quando entrou em atividade a sua Comercializadora de Etanol, a cooperativa vinha atuando na comercialização de óleo diesel aos produtores cooperados pelo sistema transportador-revendedor-retalhista (TRR) e também com combustíveis, conveniência e serviços em um posto na cidade de Maringá.

Agora, passou a contar com uma estrutura especializada na aquisição de etanol junto a usinas e no seu repasse para distribuidoras.

O superintendente de Negócios Anderson Bertolleti observa que a nova atividade, além de ser uma oportunidade de ganhos fiscais por meio de recuperação de ICMS, contribui para incrementar o faturamento da cooperativa, projetado em R$ 5,8 bilhões em 2020.

Independente das oscilações do consumo desse produto, cuja competitividade fica à mercê dos altos e baixos da gasolina, o etanol tem um mercado consolidado e exponencial no país, por ser obtido de fontes renováveis: a cana-de-açúcar e, em menor grau, o milho.

Um dos primeiros clientes da Comercializadora de Etanol é a Raízen Combustíveis (Shell), que fez a aquisição de 500 mil litros.

A expectativa é consolidar cada vez mais o nome da Cocamar neste mercado, buscando mais parceiros e a realização de negócios, segundo informa o gerente comercial de combustíveis, Cléverton Ruffo.