Notícias

Voltar

Inverno solidário doa 751 cobertores

22.07.2020

A edição 2020 da Campanha Inverno Solidário, realizada pela Cocamar, totalizou R$ 10.175,68 em arrecadações destinadas à aquisição de 751 cobertores para atender famílias em situação de vulnerabilidade, entidades assistenciais e hospitais.

Três unidades da cooperativa se destacaram: Floresta, que somou R$ 1.690,00, Ibiporã, R$ 800,00 e Cambé com R$ 700,00 e a doação de 78 cobertores.

AÇÃO RÁPIDA - Segundo o gerente de Floresta, Márcio Sartori, como a comunidade tem a cultura de apoiar iniciativas assim, foi elaborada uma lista de possíveis doadores, com os quais a supervisora da unidade, Rhaliny Carol Rebequi, entrou em contato. Para a distribuição dos cobertores a pessoas que realmente precisam, a unidade vai contar com o apoio de uma assistente social da prefeitura. “Foi uma ação rápida, que conseguiu o envolvimento de colaboradores e de muitas famílias”, comentou Sartori.

ENGAJAMENTO – Washington Luiz Yoshiuki Ono, gerente da unidade de Ibiporã, comentou sobre o quanto sua equipe se sentiu feliz por participar: “É gratificante poder fazer a diferença na vida de alguém”. Além da campanha de arrecadação de cobertores, a unidade está trabalhando em outras duas iniciativas: o Dia de Cooperar (troca de alimentos não perecíveis por máscaras de proteção ao Covid 19) e a União Solidária, ambas em parceria com o Sicredi.

PARTICIPAÇÃO - A solidariedade é também uma característica marcante em Cambé, conforme comenta o gerente Claudemir Menegon, o Claudinho. A iniciativa, explica, foi coordenada pela colaboradora Roberta de Souza Peres e contou com a participação do núcleo feminino, formado por cooperadas e esposas de produtores associados. “Além de recursos financeiros, conseguimos alimentos e 78 cobertores novos”, detalha o gerente, citando que as doações seguiram para dois hospitais: a Santa Casa de Misericórdia e o São Francisco

DOADORES – Um bingo virtual organizado pela gerente de TI e Gestão da cooperativa, Paula Rebelo, reuniu cerca de 60 participantes e arrecadou R$ 2,5 mil. “Com o dinheiro que o pessoal utilizou para adquirir as cartelas, compramos alguns prêmios, foi uma forma de ajudar com distanciamento e segurança, cada qual em sua casa", diz Paula.

REFUGIADOS – A campanha, em resumo, que ganhou o slogan “Gentileza que aquece”, foi reforçada por vários outros doadores, entre eles o Rally Cocamar de Produtividade, com R$ 1 mil, valor que possibilitou a compra de um lote de cobertores destinados a migrantes e refugiados da região de Maringá, público com maior vulnerabilidade, pois na maioria dos casos não consegue emprego ou são os primeiros a serem demitidos pelas empresas e não possuem a documentação necessária para receber o auxílio emergencial do governo.


COOPERATIVISMO – O sistema cooperativista possui o propósito de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado com melhores oportunidades para todos: essa reflexão, avalia a analista de responsabilidade social da Cocamar, Sabrina Ambrósio, é a razão da existência dos projetos de solidariedade como os que são realizados pela Cocamar. “A área de sustentabilidade é responsável por facilitar e engajar os cooperados e colaboradores para causas solidárias. Por isso, nossos gerentes e colaboradores estão sempre em sinergia com os princípios cooperativistas e desempenham com eficácia os desafios estabelecidos”, finaliza.