Notícias

Voltar

Trigo branqueador começa a ser colhido na região

17.08.2020

Cultura incentivada pela Cocamar como mais uma opção para os produtores durante o período de inverno, o trigo branqueador já começa a ser colhido na região da cooperativa

A primeira colheita teve início na terça-feira (11) em Apucarana, norte do estado, na propriedade do cooperado Antonio Requi. Segundo o produtor, o desenvolvimento da lavoura ficou dentro das expectativas e apresentou bom padrão sanitário.

O município, por causa de sua altitude, é tradicional produtor de trigo “e a variedade branqueadora surge como uma oportunidade”, afirmou Requi. A cooperativa oferece um valor adicional, em forma de bônus, de R$ 4,00 a saca, desde que os grãos atendam a qualidade desejada – e que será aferida no momento da entrega.

Na avaliação do engenheiro agrônomo Gustavo Emori, da Cocamar, o produtor deve colher entre 120 e 130 sacas por alqueire (53,7/hectare).

Exigindo os mesmos cuidados que são dispensados às demais variedades, o trigo branqueador é destinado ao Moinho de Trigo da Cocamar em Marialva, município da região de Maringá.

São mais de 80 mil hectares cultivados neste ano com trigo nas regiões atendidas pela Cocamar, dos quais cerca e 8% com a variedade branqueadora.