Notícias

Voltar

Em Tamarana, uma história de sustentabilidade

12.11.2020

Com propriedade de 130,6 hectares em Tamarana, município do entorno de Londrina, o cooperado Celso Alexandre, de 76 anos, apresenta um histórico de práticas sustentáveis e de pioneirismo na sua região. Depois de, por muito tempo, ter se dedicado à atividade leiteira, Alexandre redirecionou os negócios para a produção de grãos. O Rally Cocamar de Produtividade passou por lá para conhecê-lo.

Braquiária - Segundo o engenheiro agrônomo Vinícius Arantes, da unidade local da Cocamar, as experiências desenvolvidas pelo cooperado servem de modelo. Alexandre foi o primeiro a fazer o plantio de capim braquiária com o fim específico de proteger o solo. “Antes eu plantava aveia branca. Não remunerava, mas sobrava a palha”, diz.

Benefícios - Com a braquiária, o produtor viu que a vantagem, além da intensa palhada na superfície, está no agressivo enraizamento do capim, que rompe a compactação e, entre vários outros benefícios, abre canais para a infiltração de água. Ele faz, também, o consórcio milho x braquiária, tudo para garantir, sempre, um bom sistema de plantio direto.

Modernizar - Para cuidar bem do solo, outra prática usual na propriedade é a rotação e culturas. Mas Alexandre não termina aí: pretendendo modernizar e garantir mais sustentabilidade aos seus negócios, demonstrando visão de futuro, ele começa a fazer agricultura de precisão. Para isso, investiu em maquinários John Deere.

Lavouras - Com a esposa Suzane também cooperada, Celso Alexandre é 100% Cocamar e, por meio da orientação que recebe do agrônomo Vinícius Arantes, procura evoluir na produtividade de suas lavouras.

Assistência - Em 116 hectares, suas médias no verão e inverno são, respectivamente, de 62 sacas de soja e 62 de trigo. A cooperativa atua desde 2010 em Tamarana e, segundo Alexandre, a cooperativa “veio para dar assistência aos produtores”.

Carreira - Celso Alexandre comprou seu sítio em Tamarana no ano de 1970 depois de uma carreira bem-sucedida na antiga Irmãos Jabur em Londrina, cidade onde possui residência. Deixou a atividade comercial para se dedicar à agricultura. Na empresa, foram 20 anos dos quais se recorda com o orgulho de ter iniciado como um simples funcionário e chegado a diretor.


Sobre o Rally Cocamar de Produtividade

Patrocinam a edição 2020/21 do Rally Cocamar de Produtividade: Basf, Fairfax Brasil Seguros Corporativos, Viridian Fertilizantes, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet (principais), Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental, Cocamar Máquinas, Cocamar Irrigação, Nutrição Cocamar e Zoetis (institucionais), com o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Aprosoja-PR e cooperativa de serviços de agronomia Unicampo.