Notícias

Voltar

Programa de Renovação de Áreas chega ao MS

13.11.2020

Os benefícios trazidos pelo programa de renovação de áreas de cana-de-açúcar e pastagens implementado pela Cocamar em parceria com usinas e pecuaristas na região oeste paulista, estão gerando novas parcerias até mesmo fora do estado vizinho.

Transformar a fazenda - Nesta semana, a Fazenda Tucano, com 2,8 mil hectares em Paraíso das Águas (MS), deu início à semeadura de soja em 1 mil hectares. Seu proprietário, José Carlos de Oliveira Fernandes Neto, morador em Araçatuba (SP), vinha trabalhando com pecuária de corte e cultivo de cana-de-açúcar. Ao conhecer o programa da Cocamar, disse que ficou interessado e seu objetivo é transformar a fazenda, melhorando a qualidade dos pastos e agregar mais uma fonte de renda com a soja. Ele comentou também que se encorajou a ingressar nessa atividade graças ao apoio técnico oferecido pela cooperativa, pois nunca havia lidado com a oleaginosa, que entra para fazer a reforma de pastagem.

Expansão - De acordo com o gerente de novos negócios da Cocamar e idealizador do programa, Marco Antonio de Paula, a área saltou de 5,2 mil hectares na temporada anterior para cerca de 25 mil em 2020. Estão inclusos espaços destinados à reforma de canaviais e também de pastagens, que são arrendados pela cooperativa e subdivididos entre 90 produtores do Paraná e de São Paulo, mediante acompanhamento técnico especializado.

Oportunidades - Para a Cocamar, que fornece todos os insumos e garante o recebimento da produção, por meio de parceria com uma empresa em Chapadão do Sul, o programa é uma forma de gerar oportunidades aos produtores e ajudar a fortalecer a economia dessas regiões.