Notícias

Voltar

Soja se desenvolve bem no Pontal do Paranapanema

26.01.2021

Numa região onde a cultura da soja ainda é novidade, o bom desenvolvimento das lavouras mantidas no programa de Renovação Sustentável, implementado pela Cocamar em parceria com três usinas no Pontal do Paranapanema, oeste paulista, chama atenção. As chuvas das últimas semanas promoveram a recuperação das áreas cultivadas, que estavam desiguais em razão dos problemas enfrentados no início do ciclo, como estiagem e precipitações mal distribuídas.

São mais de 25 mil hectares em que a soja foi plantada para a reforma de canaviais. Pelo programa, a Cocamar arrendou as terras das usinas e distribuiu para aproximadamente 100 cooperados paranaenses e paulistas. A cooperativa faz o gerenciamento, presta orientação técnica especializada, fornece todos os insumos e recebe a produção em suas unidades operacionais de Iepê e Cruzália.

“As lavouras estão muito bonitas e se continuarem assim vamos ter uma safra com boa produtividade”, comenta o gerente de Negócios da Cocamar, Marco Antonio de Paula, responsável pelo programa.

Para os produtores, a abertura de uma nova fronteira para a soja em região próxima ao Paraná, é uma forma de ampliarem seus cultivos.