Notícias

Voltar

Uma safra bem planejada é mais segura e rentável

02.02.2021

Mais do que ser produtor rural, é preciso trabalhar com mentalidade empresarial. Considerando o volume de recursos demandados a cada safra e a quantidade de decisões que precisam ser tomadas, o planejamento e a adoção de medidas estratégicas são essenciais para o sucesso na atividade. “Temos que tentar enxergar um pouco mais adiante”, afirma o cooperado Marcelo Carlos de Oliveira, vinculado à unidade da Cocamar em Ibiporã, município da região de Londrina. Marcelo foi visitado no dia 26 de janeiro na vizinha Jataizinho pela equipe do Rally Cocamar de Produtividade.

À frente de 2 mil hectares, esse produtor de grãos adota um modelo de trabalho que lhe permite mais previsibilidade e segurança não apenas em relação à safra em andamento, mas também os cultivos de milho e trigo no inverno e até mesmo o próximo ciclo de soja, a ser semeado no último trimestre do ano. Se por um lado as lavouras da temporada 2020/21 encontram-se ainda em fase de enchimento de grãos – a colheita inicia em março -, de outro ele já tem planejada a safra de verão 2021/22.

Cooperativista, Marcelo explica que costuma captar recursos junto a Sicredi União PR/SP para fazer a aquisição de insumos à vista e, na Cocamar, realiza ao mesmo tempo a venda antecipada de uma parcela da produção, de maneira a travar os custos, para se proteger. “É um modelo que tem dado certo. Nos últimos dez anos, a gente teve mais acertos do que erros”, afirma o produtor. Depois de os custos travados, a estratégica é, com tranquilidade, ficar atento ao mercado para aproveitar oportunidades e garantir uma boa média de preços.

Trabalhar com os pés no chão, para Marcelo, inclui manter a lavoura segurada, sob acompanhamento técnico permanente e, a cada ano, realizar ajustes finos para o crescimento sustentável da produtividade. Nos últimos três anos suas médias têm ficado ao redor de 65 sacas por hectare (157,3 sacas/alqueire) mas com os cuidados que adota e os investimentos em tecnologias, o próximo passo é chegar a 80 sacas por hectare (193,6/alqueire). “Investir em novos padrões tecnológicos para o aumento da produtividade é garantir mais lucro”, afirma o produtor.

Para o gerente da unidade da Cocamar em Ibiporã, Washington Ono, “Marcelo é um modelo de produtor que se destaca pela forma altamente profissional com que conduz os negócios”. Suas médias estão bem acima do padrão regional de 53,7 sacas/hectare (130/alqueire) e, com planejamento, adota estratégias para ser o mais assertivo possível nas decisões. “É um estrategista”, conclui.

O gerente Agro da Sicredi União PR/SP no município, Heitor Masteline, comenta que a cooperativa disponibiliza recursos a taxas competitivas em diversas modalidades para custeio, possibilitando que os produtores de uma forma geral possam, a exemplo de Marcelo, planejar melhor a sua atividade.


Sobre o Rally

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sexta edição consecutiva, tem como patrocinadores principais: Basf, Fertilizantes Viridian, Fairfax do Brasil Seguros Corporativos, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet. Patrocinam também a realização: Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Cocamar Irrigação, Estratégia Ambiental, Zoetis e Nutrição Animal Cocamar.