Notícias

Voltar

Modernizar os negócios e crescer

12.02.2021

Trabalhar com planejamento e gestão empresarial. Foi com esse objetivo que há três anos e meio Marciel Pedralli, de 54 anos, decidiu trazer a família de Cascavel para Maringá e suceder o pai Ayres, tradicional cooperado da Cocamar, no comando da Fazenda São Roque, em Ourizona, que foi recentemente visitada pelo Rally Cocamar de Produtividade.

Voltar - Zootecnista, Marciel atuava há muito tempo como técnico no segmento de produção animal e mesmo tendo pouca afinidade com agricultura, decidiu que era hora de voltar e assumir os negócios quando ouviu do pai o desejo de aposentar-se.

História - Os Pedralli têm história em Ourizona, onde chegaram em 1948 para derrubar o mato e plantar café. Além de agricultores, eles também foram donos de uma cafeeira importante no município.

Otimizar - Ao assumir os negócios, Marciel começou a implantar um projeto para otimizar a estrutura, que começou com aquisição de um maquinário mais moderno e tendo o suporte de uma comprometida equipe de funcionários.

Assistência diferenciada - "Temos que fazer mais com o mesmo e buscar o aumento de produtividade, além de aproveitar melhor o tempo", afirma o produtor que, em seu trabalho, estava habituado a elaborar detalhadas planilhas de custos. A experiência com isso foi fundamental para reestruturar a gestão, agora profissional. Mas como não tinha bagagem na produção de grãos e depende de uma orientação técnica especializada, ele ingressou em um grupo de cooperados que recebem assistência técnica diferenciada da Cocamar.

Grupo Mais - “A lavoura precisa ter acompanhamento permanente”, ressalta Marciel, que conta com os serviços do engenheiro agrônomo José Eduardo Marcon, responsável pelo Grupo Mais, do qual participam 16 cooperados.

Primeira safra de soja - A assessoria começou no ano passado e a safra de soja em andamento é a primeira sob a orientação de José Eduardo. Até então, a produtividade variava ao redor de 58 sacas por hectare, enquanto a de milho no inverno por volta de 100 sacas/hectare.

Acompanhamento - O engenheiro agrônomo faz recomendações sobre todos os aspectos voltados ao aumento da produtividade com rentabilidade, como adubação adequada mediante análise, a escolha de cultivares entre as mais indicadas e o acompanhamento minucioso nas etapas do ciclo da lavoura. Uma das primeiras medidas foi a correção da velocidade de plantio, de 9 para 5,5 quilômetros no máximo. E, entre os próximos passos está a implantação da agricultura de precisão.

Tecnologias - “O Marciel é um produtor que almeja estar em constante evolução e não mede esforços para dotar sua lavoura com as melhores tecnologias”, afirma José Eduardo.

Assim, Marciel segue em frente com a certeza de estar fazendo o melhor pelos negócios da família. E, levando em conta a qualidade e a sanidade da lavoura, repleta de vagens, a contratação da assessoria especializada é um indicativo de que a safra em andamento poderá ser a melhor de todos os tempos, com retorno garantido.


Sobre o Rally

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sexta edição consecutiva, tem como patrocinadores principais: Basf, Fertilizantes Viridian, Fairfax do Brasil Seguros Corporativos, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet. Patrocinam também a realização: Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Cocamar Irrigação, Estratégia Ambiental, Zoetis e Nutrição Animal Cocamar.