Notícias

Voltar

Os Favale crescem produzindo grãos

16.02.2021

A família Favale é uma referência em Cambé e outros municípios do entorno de Londrina, norte do Paraná, onde há décadas produz grãos – soja no verão e milho no inverno.

Equipe - Os irmãos Odair, Luzia e Sérgio têm na equipe o apoio de Ronaldo (filho do primeiro) e Luis Fernando (do terceiro) para cuidar de seus 1,2 mil hectares no Paraná e outros 1,2 mil no Pontal do Paranapanema, oeste paulista, onde participam do programa de renovação de áreas de canaviais conduzido pela Cocamar em parceria com algumas usinas. Enquanto os homens vão a campo, para lidar com máquinas e lavouras, Luzia se encarrega dos papéis e serviços bancários.

Tecnificados - Sempre investindo em tecnologias para obter os melhores resultados, os Favale possuem modernos maquinários, contam com um bom assessoramento técnico prestado pela cooperativa e, planejando os negócios, suas terras são conduzidas com agricultura de precisão.

Expectativas - Historicamente as médias de produtividade da família têm variado entre 65 e 70 sacas de soja por hectare - o volume previsto para o ciclo que vai entrando na reta final. “A lavoura está muito boa, um padrão”, avalia Odair, que no dia 9/2, quando da visita do Rally Cocamar de Produtividade, examinava uma planta de soja repleta de vagens em companhia do engenheiro agrônomo da cooperativa, Gustavo Martins.

Preservação - Os irmãos fazem venda futura, travam custos da produção, tudo está segurado e eles mantêm 26% de áreas de preservação permanente em suas terras, acima do percentual obrigatório de 20%.

Crescimento - Quando fala da história de sua família, Odair se emociona. Os Favale são oriundos do interior paulista e por muito tempo, liderados pelo pai Moacir, cultivaram café em uma pequena propriedade. Quando da geada de 1975, erradicaram o cafezal e passaram a lidar com grãos. Para isso, Odair comprou um pequeno trator, que tem até hoje. Empreendedores, eles têm conseguido prosperar na atividade e vêm expandindo suas terras.

Em São Paulo - Neste ano, de uma só tacada, dobraram a área que cultivam ao participar no programa de renovação de canaviais no Pontal do Paranapanema. A convite da Cocamar, eles assumiram terras em vários municípios daquela região, para o plantio de soja, e ao ser perguntado a situação das lavouras por lá, garantiu: “Estão melhores do que as do Paraná”.

Elogios à Cocamar - Odair Favale não gosta muito de comentar sobre o histórico do cooperativismo na região norte do estado, mas quando o assunto é a Cocamar, ele só tem elogios. “A Cocamar trabalha com transparência e estamos muito satisfeitos pela maneira como a cooperativa é administrada e a forma como trata os seus cooperados”, afirma o produtor.

Peixes - Uma de suas alegrias é a sede da fazenda em Cambé, onde possui lâminas d’água que abrigam 38 espécies diferentes de peixes, servindo de lazer aos finais de semana.


Sobre o Rally de Produtividade

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sexta edição consecutiva, tem como patrocinadores principais: Basf, Fertilizantes Viridian, Fairfax do Brasil Seguros Corporativos, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet. Patrocinam também a realização: Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Cocamar Irrigação, Estratégia Ambiental, Zoetis e Nutrição Animal Cocamar.