Notícias

Voltar

Usina celebra parceria com a Cocamar

05.03.2021

Em 2019, enxergando a possibilidade de uma sinergia, a Cocamar procurou a direção da Cocal, usina sediada em Paraguaçu Paulista e com filial em Narandiba, no Pontal do Paranapanema, para propor a parceria. A cooperativa se prontificou a arrendar terras para fazer a reforma dos canaviais, gerando oportunidades a seus cooperados de ampliar as áreas de cultivo de soja.

Receptividade - “Ficamos interessados porque o nosso negócio não é plantar soja e muito menos lidar com arrendatários”, afirma o diretor-superintendente da empresa, Paulo Adalberto Zanetti.

Se encaixou - Como a usina adota o sistema de meiosi para a multiplicação das mudas de cana no campo a cada início de ciclo, deixando um largo espaço entre as fileiras que é preenchido com o canavial nos meses seguintes, a soja entra como uma luva nessa janela e, assim, a indústria tem ainda uma vantagem adicional, a economia com herbicida que precisaria aplicar para o controle do mato.

Aprovado - Zanetti conta que havia uma preocupação: a de que o manejo da soja, pelos produtores, causasse danos à cana, como um impacto do glifosato na cultura ou um eventual amassamento das mudas com a movimentação de máquinas. “Acompanhamos atentamente e vimos, no projeto piloto, que não aconteceu nada disso. Ou seja, a parceria estava aprovada.”

Satisfação - O dirigente da Cocal diz não ter ainda, em números, quanto a reforma com soja contribui para elevar a produtividade do canavial, mas afirma estar satisfeito com os resultados até aqui. “A soja reestrutura o solo, quebra o ciclo de pragas e doenças da lavoura e os produtores repõem os nutrientes ao final da safra. Não temos dúvida, a rotação é um bom negócio.”

Protocolos - De acordo com o gerente de negócios da Cocamar e coordenador do Programa, Marco Antônio de Paula, os produtores convidados a participar precisam cumprir protocolos, entre os quais o atendimento a todas as recomendações técnicas feitas pela equipe da cooperativa que os acompanha.

Cultivo - Nas áreas das usinas, a soja pode ser cultivada de duas formas: em sistema de meiosi com a cana ou sobre a palha deixada pela cultura.