Notícias

Voltar

Tempo favorece colheita e plantio

10.03.2021

Com a trégua na chuva, os produtores rurais estão a todo vapor no campo para terminar a colheita de soja e o plantio do milho de 2ª safra.

Na Cocamar - Nas regiões atendidas pela Cocamar, conforme levantamento divulgado na segunda-feira (8), a colheita já havia atingido 30% das lavouras nas imediações de Maringá e noroeste, 10% no norte do estado, 32% no oeste paulista e 20% no sul-matogrossense, perfazendo a média geral de 20%. Já em relação ao plantio de milho de segunda safra, de acordo com o gerente técnico Rafael Furlanetto, na maioria das regiões o prazo máximo previsto pelo zoneamento vai até 30 de março.

No estado - Segundo dados divulgados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), 45% do milho já foi plantado e 35% da soja está colhida no estado. No mesmo período do ano passado, a soja estava praticamente toda retirada do campo e o milho encerrado o plantio.

Atrasou - Esse atraso na safra 2020/21 ocorreu por causa da falta de umidade no solo durante os meses de setembro e outubro do ano passado, o que obrigou os produtores a retardarem o plantio da soja. Como consequência, colheita tardia e milho de inverno semeado mais tarde.

Milho - A preocupação é com o período de zoneamento agrícola do milho que está encerrando em boa parte das regiões do estado e nem a metade das áreas foram semeadas. O impacto poderá ser sentido a partir de julho, caso ocorram geadas. O milho plantado fora do prazo de zoneamento não tem cobertura de seguro agrícola e o risco de prejuízo é maior para o produtor.