Notícias

Voltar

Chega ao fim a sexta edição do Rally de Produtividade

15.04.2021

Depois de percorridos quase 8 mil quilômetros com a realização de 45 viagens e visitados 95 produtores e famílias que são consideradas referências no agronegócio dos estados do Paraná e São Paulo, chega ao fim a edição 2020/21 do Rally Cocamar de Produtividade.

Temas - Realizada há seis anos consecutivos, acompanhando desde o pré-plantio à colheita de soja, a iniciativa aborda temas como manejo de solo (sustentabilidade), tecnologias para o incremento da produtividade, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), gestão familiar (incluindo a inserção dos jovens na atividade) e a participação feminina.

Desafio - De acordo com a organização do Rally, o principal desafio no ciclo 2020/21 foi a pandemia, obrigando a reprogramar viagens, alterar planos, trabalhar com muitas restrições. Mas deu tudo certo. Em todos os lugares, a equipe foi bem recebida e encontrou produtores determinados, cumprindo o papel de produzir alimentos para o país e o mundo.

Serviço - O presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, disse que “o Rally presta enorme serviço ao agro brasileiro”, agradecendo pela “imensa e profícua parceria” – o projeto é patrocinado por várias empresas fornecedoras da cooperativa.

O melhor - “Como sempre é emocionante ver mais um ciclo do Rally sendo encerrado. Sem dúvida foi o melhor de todos”, citou o gerente de vendas diretas da Zacarias Chevrolet, Alex Antônio da Silva. A confortável caminhonete S-10 modelo 2020/21 utilizada pela equipe é cedida pela tradicional concessionária de Maringá.

Princípio - “Nós da Sicredi União PR/SP temos muito orgulho em participar desse projeto tão importante para o agronegócio. Está totalmente de acordo com 5º princípio do cooperativismo, que é levar educação, formação e informação para a sociedade”, afirmou o gerente de agronegócio da cooperativa de crédito, Vítor Pasquini.

Satisfação - Visitado pelo Rally na propriedade da família em Querência do Norte (PR), o produtor Valdomiro Peres Júnior, morador em Terra Boa (PR), expressou-se: “Muito grato e muito satisfeito com a presença de vocês e as informações trazidas para todos os agricultores que lutam sempre para um Brasil melhor. “Quero aqui externar meus agradecimentos a toda a equipe que viajou numa época tão difícil”.

Na televisão - Foram 27 semanas consecutivas de viagens, desde o final de setembro/20 ao início de abril/21 e parte das atividades do Rally foi apresentada aos domingos durante o programa RIC Rural, exibido a partir das 9h para todo o estado do Paraná.

Sustentável - “Nos sentimos honrados pela confiança em dar ao RIC Rural a responsabilidade de mostrar à comunidade paranaense e a outros países, através da Record internacional, o que os campos do Paraná e interior de São Paulo têm feito para produzir e levar alimentos à população de forma sustentável, preservando e respeitando o meio ambiente e, de quebra, mostrando porque somos os melhores nesse assunto”, afirmou o jornalista Sérgio Mendes. Ele e o cinegrafista Renato Pesarini acompanharam 24 das 45 viagens do Rally.

Patrocinadores - Em sua sexta edição, o Rally Cocamar de Produtividade acompanha o ciclo da soja do pré-plantio à colheita e tem como patrocinadores: Basf, Fertilizantes Viridian, Fairfax do Brasil Seguros Corporativos, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet (principais), Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Cocamar Irrigação, Estratégia Ambiental, Zoetis e Nutrição Animal Cocamar (institucionais). A realização conta com o apoio da Aprosoja/PR, Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e Cooperativa Unicampo.