Notícias

Voltar

Drone oferece muitas vantagens na pulverização

05.05.2021

Com uma área de 160 hectares em Apucarana (PR), a família Bertasso é uma das que já adotaram o drone para a pulverização de fungicida em lavoura de milho. Sob a orientação da Cocamar, que vem incentivando a disseminação da tecnologia, o produtor Luiz Eleandro Bertasso conta que interessou-se depois de conhecer as vantagens oferecidas pelo equipamento em comparação à aplicação convencional.

Menos água - Executada por uma empresa prestadora selecionada pela Cocamar, a pulverização cobre 1 hectare a cada 6 minutos em média, demandando uma vazão de apenas 8 litros de água, volume 17 vezes menor que os 136 litros gastos na aplicação com máquina. O investimento é de R$ 188 por alqueire (R$ 77,6 na medida em hectare).

Sem dispersar - Como o drone opera a uma altura de 2 metros da lavoura, as minúsculas gotículas do fungicida não se dispersam, concentrando-se nas folhas das plantas e sequer chegam ao chão. Da mesma forma, não há risco de deriva. No caso da propriedade de Apucarana, a mesma aplicação incluiu também o fertilizante foliar.

Economia com combustível - Além de gastar bem menos água no processo, o produtor economiza com o óleo diesel que seria consumido pelo trator ou o autopropelido, conforme ressalta o engenheiro agrônomo Victor Palaro, coordenador de Agricultura Digital da cooperativa. “Quando se fala em sustentabilidade, o drone está à frente”, diz Palaro. Outra vantagem é que o serviço pode ser feito logo após um período de chuvas, em que não é possível entrar com maquinário.

Não amassa - Essa alternativa de pulverização tem outro diferencial importante: não há amassamento de plantas pelos rodados do trator, o que geralmente causa uma perda de 3% em média.

Interessante - Segundo o produtor, como o município apresenta solo de relevo acidentado em algumas regiões - impraticável para o emprego de avião, o drone se torna ainda mais interessante.

Modernizar - Para Bertasso, que tem 27 anos e é formado em agronegócio, o drone é mais uma etapa no processo de modernização da atividade, Ele está iniciando a agricultura de precisão.

Parceria - Para disseminar o uso do equipamento junto aos produtores cooperados, a Cocamar firmou parceria com a Syngenta, uma de suas principais fornecedoras. A empresa coloca seu pessoal para promover demonstrações em regiões onde esse tipo de aplicação ainda é pouco difundido.