Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Vice-governador inaugura moderna estrutura da Cocamar

Cooperativa investiu R$ 30,7 milhões na construção de uma unidade em Mirante do Paranapanema, que deve receber 50 mil toneladas de soja neste primeiro ano

A cidade de Mirante do Paranapanema acaba de ganhar uma moderna estrutura operacional construída pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que foi inaugurada no final da manhã de sexta-feira (18/2) pelo vice-governador Rodrigo Garcia, que estava acompanhado, entre outras autoridades, do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Itamar Borges.

A estrutura – Situada no quilômetro 38 da BR-272, a unidade recebeu investimentos de R$ 30,7 milhões e tem 6,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 72 mil metros quadrados, com ampla loja, armazém de insumos e silos para 24 mil toneladas, sendo a operação de recebimento de grãos inteiramente automatizada.

Fazendo a diferença – Em sua saudação ao vice-governador, autoridades e cerca de 150 produtores da região, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, disse que a previsão é receber cerca de 50 mil toneladas de grãos na safra cuja colheita está iniciando. “Viemos para fazer a diferença”, afirmou o dirigente, explicando que a cooperativa – eleita em 2021 a melhor do segmento agropecuário do país – “é forte em gestão e muito sólida financeiramente”, assumindo o compromisso de ajudar a desenvolver o Pontal do Paranapanema. Lourenço lembrou que desde 2019 é realizado em mais de 30 mil hectares em Mirante do Paranapanema e vários outros municípios, um programa de renovação de áreas de canaviais em parceria com três usinas, no qual a cooperativa arrenda as terras e cumpre a função social de distribuí-las entre seus cooperados, para que ampliem as áreas de plantio. Outra bandeira é o programa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, na qual a Cocamar é uma das protagonistas no país. Esse sistema, segundo Lourenço, “pode ajudar a promover uma grande transformação regional ao incorporar pastos degradados ao moderna sistema produtivo”.

Desenvolvimento regional – No seu discurso, o secretário Itamar Borges enfatizou que o governo do estado está criando as bases para, até 2030, oferecer mais renda, emprego e desenvolvimento à região do Pontal. “A chegada da Cocamar está beneficiando inicialmente 1.150 famílias de produtores que se dedicam ao cultivo de soja, mas os benefícios vão ser sentidos por inúmeros outros”, comentou Borges, acrescentando que uma atividade agropecuária forte é sinônimo de qualidade de vida para os municípios, citando o exemplo da vizinha Narandiba: a partir de 2006, com o início de operação de uma usina da Cocal, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município apresentou sensível elevação. “Temos que caminhar no sentido de avançar a integração lavoura-pecuária e fazer da região um celeiro de oportunidades”, destacou.

Confiante – O prefeito de Mirante do Paranapanema, Átila Ramiro Menezes Dourado, agradeceu a Cocamar pelo investimento realizado em seu município e disse estar confiante de que “este é um passo importante para transformar a economia regional”.

Protagonismo – Ao pronunciar-se, o vice-governador Rodrigo Garcia lembrou sua origem rural em Rio Preto (SP) e também ter sido secretário executivo de Agricultura. “Quem conhece o setor, sabia que esse dia chegaria” – referindo-se ao protagonismo desempenhado pela agropecuária na economia do país. Ele destacou a presença da Cocamar nessa e em outras regiões do estado de São Paulo, “fazendo o que faz com maestria”, contribuindo para fortalecer a agropecuária do Pontal. “Estamos colhendo os frutos de ter ficado do lado certa da história”, asseverou ele, citando ser este “o Brasil que dá certo”. “De nossa parte, vamos continuar trabalhando muito para oferecer todas as condições, inclusive segurança jurídica, resolvendo problemas antigos e também novos”, destacou.

Presenças – Entre as autoridades que compareceram ao evento estava o deputado estadual Mauro Bragato, e prefeitos de vários municípios. O chefe de gabinete da Seab e presidente da Agrishow, Francisco Maturro, também estava presente.

Um sonho – A satisfação dos produtores pela construção da unidade era visível. Os irmãos Ottom e Edwards, de Floraí (PR), onde cultivam 60 alqueires, estão começando sua história em Mirante: plantaram soja pela primeira vez na safra 2021/22, em 230 alqueires. Eles participam do programa de renovação de canaviais implementado pela Cocamar com usinas e mesmo sob um clima adverso, que afetou a produtividade de suas lavouras, não falam em desistir. “Esperamos colher umas 80 sacas por alqueire, dá para pagar os custos, temos certeza que nos próximos anos será melhor”, afirmou Ottom, dizendo também que a presença da estrutura da Cocamar, a 40 quilômetros de distância de onde produzem, “é um sonho que está sendo realizado”.

Contentes – Ademir Sardette, cuja família possui propriedades em vários municípios da região, também foi à inauguração e disse que “os produtores estão contentes, pois vão se sentir mais seguros e apoiados”.

Mais fácil – Pequenos produtores, como João Laércio Oliveira e Jair Uchoa, que produzem leite em assentamentos, disseram que agora não vão precisar mais buscar rações, medicamentos e insumos em Presidente Prudente. “Ficou bem mais fácil pra nós”, comentou João Laércio.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização