Notícias

Voltar

Arcebispo de Maringá visita a Cocamar

14.06.2021

“Estou impressionado com a grandiosidade da estrutura.” A impressão da primeira visita do arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, à sede da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, na manhã da última terça-feira (8), foi muito positiva. “Já tinha informações de que a cooperativa era uma potência, mas ao ver de perto, ficamos mais admirados”, comentou.

Dom Severino visitou a Cocamar acompanhado do padre Hélio Takemi Sakamoto, vigário da Catedral, e foram recepcionados por Luiz Lourenço e Afonso Akioshi Shiozaki, respectivamente presidente e diretor-secretário do Conselho de Administração.

Desde que assumiu a Arquidiocese, em 15 de agosto do ano passado, Dom Severino tem visitado instituições e empresas da cidade com o objetivo de conhecer a cultura local.

Durante a visita à Cocamar, o Arcebispo recebeu informações do histórico da cooperativa, considerada a maior empresa de Maringá, com cerca de 16 mil cooperados.

Luiz Lourenço lembrou da participação da Igreja Católica na história da cooperativa. “Dom Jaime Luiz Coelho foi um dos primeiros associados. Na época, a Igreja deu todo apoio necessário para que os produtores se organizassem em cooperativa”.

A entidade foi fundada em 1963 e o primeiro bispo de Maringá se associou em 1966 e, com seu prestígio pessoal, proporcionou significativo impulso ao desenvolvimento da organização.

Lourenço e Shiozaki apresentaram também a estrutura do trabalho socioambiental desenvolvido pela cooperativa.

Dom Severino se colocou à disposição para trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável. “Queremos que vocês cresçam. A Igreja quer o bem do seu povo e isso aqui demonstra que vocês têm um trabalho exemplar com os pequenos produtores. Continuem!”, disse o arcebispo.