Notícias

Voltar

Cocamar inicia contratações de seguro para a safra de verão

28.06.2021

A Corretora Cocamar deu início ao ciclo de contratação de seguro para a safra de soja 2021/22.

Crescendo - O gerente André Barberá destaca que a adesão ao seguro vem crescendo ano a ano entre os produtores associados da cooperativa. Em 2018, eram 67 mil hectares, número que saltou para 95 mil em 2019 e 143 mil em 2020. Para este ano, a projeção é chegar a 170 mil hectares.

Alinhamento - Depois de fazer a negociação junto às seguradoras, o gerente conduziu um alinhamento com as unidades da cooperativa, antes de iniciar as contratações. “Como todos os anos, buscamos um modelo que seja sustentável para todas as partes envolvidas”, diz Barberá.

Indispensável - Ele explica que na safra de verão 2020/21, cuja colheita terminou em março/abril deste ano, ficou evidenciada ainda mais a importância de o produtor contratar o seu seguro. Problemas climáticos ao longo do ciclo das lavouras ocasionaram perdas. A semeadura atrasou o plantio devido às chuvas irregulares, e em vários lugares houve replantio. Mas foram as intempéries, já na reta final do ciclo, com excesso de chuvas entre o final de janeiro e início de fevereiro, e uma estiagem nas semanas seguintes em meio a um forte calor, que decretaram a frustração em muitas propriedades.

Indenizações - A Cocamar registrou um volume histórico de recebimento de soja mas houve também, de acordo com Barberá, um recorde de indenizações, cujo montante chegou a R$ 35 milhões. “Sem o seguro, muitos produtores teriam contraído pesadas dívidas”, acrescenta.

Produtos adequados - A Corretora Cocamar desenvolve parcerias com as seguradoras para oferecer produtos adequados às expectativas dos cooperados. Tanto as contratações como maiores informações podem ser obtidas junto à unidade de atendimento.