Notícias

Voltar

Cocamar diversifica matriz de geração de energia

19.07.2021

Além de operar no mercado livre de energia elétrica, buscando oportunidades para reduzir o custo de suas operações, a Cocamar investiu em 2009 na instalação de uma usina de cogeração em seu parque industrial, que tem capacidade para 13 megawatts (MW), suficiente para atender sua estrutura.

Além disso, nos últimos anos, tem ampliado os investimentos em energia solar, dotando cerca de 25 de suas unidades operacionais, de sistemas de placas fotovoltaicas.

Conforme explica o gerente industrial Fernando Borges, a Cocamar vem aumentando o consumo de energia (em média 10% ao ano) em função de sua expansão e do maior rendimento no campo, onde os recebimentos de grãos e produção industrial têm batido recordes.

Sob o ponto de vista geração de energia, a Cocamar vem trabalhando na diversificação de sua matriz de geração, tendo começado a implantar a geração de energia solar em 2018. E, com resíduos sólidos do parque industrial, iniciou a geração de energia a partir do biogás no ano passado, numa fazenda de sua propriedade em Presidente Castelo Branco, região de Maringá.