Notícias

Voltar

Dia de Campo de Inverno Digital começa nesta segunda-feira

09.08.2021

Começa nesta segunda-feira (9) o Dia de Campo de Inverno Digital da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que vai até domingo (15).

Na TV - Na edição de domingo (8) do programa RIC Rural, apresentado a partir das 9h pela rede de emissoras RIC/Record no Paraná, foi apresentada uma reportagem especial sobre a realização.

Parceiros - Trinta empresas parceiras da cooperativa estão divulgando produtos voltados ao aumento da eficiência e produtividade das culturas, sendo que a plataforma pode ser acessada desde às 8h desta segunda-feira.

Palestra/debate - Às 16h, a programação tem início com uma palestra/debate reunindo pesquisadores da Embrapa sobre Bioanálise e manejo de solo, uma novidade em que é agregado o componente biológico às análises de rotina de solos.

Convidados - O coordenador técnico das Unidades de Difusão de Tecnologias (UDTs) da Cocamar, Rodrigo Sakurada, estará debatendo com dois pesquisadores especializados em solos da Embrapa: Henrique Debiasi e Ieda Mendes. A programação inclui, ainda, uma orientação sobre a importância da co-inoculação na cultura da soja, cuja semeadura inicia em setembro.

Internet - Com o impulso dado pela pandemia, grande parte dos cooperados passou a utilizar o aparelho celular e o computador como ferramentas na busca de novos conhecimentos, práticas e tecnologias. Para a maioria deles, que reside nos centros urbanos, as dificuldades de acesso a internet, comuns no meio rural, acabam não sendo um empecilho.

Eventos virtuais - No ano passado, diante do desafio de continuar levando informações técnicas a eles, a Cocamar agilizou a estruturação de plataformas virtuais que superaram em muito as expectativas. O Dia de Campo de Inverno Digital, realizado no mês de agosto e que no modelo tradicional reunia 2,5 mil participantes, teve mais de 120 mil visualizações ao longo de 30 dias.

Sucesso - A experiência foi repetida em fevereiro deste ano com outra realização técnica importante no calendário da cooperativa, o Safratec, que todos os anos, entre vários outros itens, apresenta experimentos com cultivares de soja e inovações em matéria de insumos, maquinários e produtos para as lavouras. Em pouco mais de uma semana, foram cerca de 40 mil visualizações – quando, no formato presencial, seriam de 6 mil a 7 mil visitantes.

Expectativa - Assim, a edição digital 2021 do Dia de Campo de Inverno é aguardada com expectativa. O objetivo é ter dezenas de milhares de acessos na soma dos sete dias em que a plataforma estará disponível, apresentando debates, trabalhos técnicos conduzidos pela cooperativa e seus parceiros e também um balcão de negócios.

Em expansão - A digitalização tem avançado rapidamente, também, em outras áreas da Cocamar. Dos 16 mil cooperados, milhares deles já fazem operações de venda da safra por meio de aplicativo e se habituaram, também, a participar de um ciclo de debates que, periodicamente, reúne especialistas para debater assuntos de relevância do setor. Sem falar da loja eletrônica, que vem ganhando consistência.