Notícias

Voltar

Começa em setembro a 7ª edição do Rally Cocamar de Produtividade

20.08.2021

Com o objetivo de conhecer as práticas sustentáveis que são realizadas pelos produtores rurais, começa no próximo mês a 7ª edição do Rally Cocamar de Produtividade. O evento vai compreender o período da safra de soja 2021/22, do pré-plantio, no início de setembro, à colheita, em março.

Práticas inovadoras e sustentáveis como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) estarão no roteiro do Rally, que mobiliza uma equipe formada por engenheiros agrônomos e jornalistas em visitas técnicas a propriedades rurais nas regiões atendidas pela cooperativa, nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“O Rally é uma realização muito sintonizada ao objetivo da Cocamar de divulgar as boas práticas e também as tecnologias para o aumento da produtividade das lavouras”, comenta o vice-presidente de Negócios da cooperativa, José Cícero Aderaldo.

Aderaldo lembra que havia uma expectativa, no início, quanto ao sucesso da realização, mas a cooperativa foi surpreendida pela importância que o evento conquistou, especialmente por difundir tecnologias que servem de referência para a evolução do setor. “A grande força do Rally é poder ajudar a Cocamar a fazer aquilo que é a missão dela: fazer com que o produtor ganhe mais dinheiro na sua atividade”.

Nas visitas aos programas de integração são avaliados vários itens, entre os quais o desempenho de variedades de soja cultivadas em solo com palhada de braquiária e produção de gado precoce, mas no radar do Rally estão também gestão compartilhada, protagonismo da mulher, saber como está sendo encaminhada a sucessão na propriedade, diversificação de negócios e inovação (agricultura digital e conectividade).

São rodados, em média, 10 mil quilômetros a cada edição, percorrendo mais de 50 municípios, com visitas a aproximadamente 100 propriedades de produtores rurais cooperativistas.

Parte das visitas é acompanhada pelo programa RIC Rural, exibido nas manhãs de domingo em todo o Paraná pelas emissoras do sistema RIC/Record. Neste ano, além de a divulgação do evento ser ainda mais fortalecida nas redes sociais, uma dezena de emissoras de rádio, de várias regiões, estarão reverberando as viagens e os seus resultados.

O Rally conta com o patrocínio principal das seguintes empresas: Basf, Fairfax Brasil Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet.

Participam, como patrocinadores institucionais: Cocamar Máquinas Concessionária John Deere, Texaco, Irrigação Cocamar e Estratégia Ambiental.
Apoiam a iniciativa: Unicampo, Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/PR).