Notícias

Voltar

UBS recebe investimentos para aprimorar qualidade das sementes

08.09.2021

Depois que passou a contar, em 2018, com uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), a Cocamar tem sido distinguida por importantes companhias especializadas em razão da alta qualidade do tratamento industrial a que são submetidas as sementes.

Avançar - Na safra 2021/22, cuja temporada está prestes a iniciar, a UBS da cooperativa, localizada em São Sebastião da Amoreira, norte do estado, se preparou para avançar ainda mais na qualidade de suas sementes, conforme comenta o gerente Diogo Rodrigo Amaral, informando que a estrutura recebeu investimentos da ordem de R$ 8 milhões, nos últimos meses, em vários itens.

Revestimento térmico - Para manter o interior dos armazéns a uma temperatura ideal e com isso garantir por um tempo maior o vigor e a longevidade das sementes, as instalações foram revestidas com isolamentos térmicos de poliuretano.

Mais máquinas - Em outra frente, o número de máquinas de tratamento industrial passou de duas (disponibilizadas pelas parceiras Basf e Bayer) para quatro (agora também com a participação da Syngenta e da Corteva), mais que dobrando a capacidade, de 30 t/hora para 66 t/hora.

Otimização - Segundo Amaral, essa expansão é estratégica porque a janela após a aprovação dos lotes de sementes, que ocorre geralmente em julho, fica muito estreita. O período é de apenas 30 dias, em agosto, para realizar o tratamento industrial e disponibilizar os lotes para retirada na UBS. “A otimização da estrutura, com máquinas mais robustas, de maior capacidade e rendimento, possibilita também diminuir custos fixos com a redução de turnos de trabalho, além de mais eficiência”, pontua o gerente.

Complexidade - Amaral explica que essa é uma etapa bastante complexa do processo, pois são mais de 50 cultivares de soja e pelo menos uma dezena de tratamentos diferentes, cada qual atendendo às exigências das empresas e também os pedidos das unidades, lembrando que os desafios enfrentados pelos produtores podem variar de região para região. “Fazemos tudo de acordo com os pedidos feitos pelos cooperados quando da campanha de vendas de insumos, o que compreende o tratamento industrial e também os tipos de embalagens”, acrescenta o gerente.

Seleção - O beneficiamento de sementes também recebeu investimentos em equipamentos mais modernos, para assim realizar uma melhor seleção das sementes, em todas as etapas, com separação por tamanho, formato e peso específico.

Capacidade - A UBS atualmente tem capacidade para 220 mil sacas de sementes de soja e 100 mil sacas de sementes de trigo.