Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Dia de Campo de Inverno reúne mais de 2000 participantes

Foi o primeiro grande evento realizado pela cooperativa após quase dois anos e meio de pandemia, que restringiu as realizações presenciais

Mais de dois mil produtores cooperados de várias regiões atendidas pela Cocamar nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, visitaram o Dia de Campo de Inverno promovido pela cooperativa na quinta-feira (14/7) em sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) no município de Floresta, região de Maringá.

Produtividade – Eles conheceram uma série de novidades em tecnologias voltadas ao aumento da produtividade das lavouras cultivadas no inverno, como milho e trigo, e debateram sobre um dos problemas que mais tem preocupado os produtores de milho nos últimos anos, o ataque da cigarrinha.

Palestras – Causadora do enfezamento das plantas, a cigarrinha foi tema das palestras ministradas por duas reconhecidas pesquisadoras da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas (MG): Simone Mendes e Dagma Dionísia Silva.

Viridian e Maquinários – Além do estande onde os cooperados conheceram os resultados da linha Viridian de fertilizantes foliares e adjuvantes, a Cocamar demonstrou o avanço da agricultura digital e da conectividade no espaço da Cocamar Máquinas/Concessionária John Deere.

Energia – Em outro estande, a cooperativa apresentou a sua nova empresa, Cocamar Energia, voltada à comercialização de sistemas de geração de energia fotovoltaica.

Peixes e parcelas – Sem falar da área sobre piscicultura – em que estudos são realizados para conhecer sua viabilidade como opção a ser oferecida aos cooperados – e de um grande número de parcelas de milho e trigo, destinadas a competição de variedades e híbridos, algumas das quais irrigadas.

Estações – Divididos em grupos, os participantes percorreram quatro estações técnicas, três das quais sobre manejo e tecnologias de aplicação, conduzidas por profissionais do Instituto Dashen, de Bandeirantes (PR) e, a quarta, a respeito de plantas daninhas, com especialistas da Universidade Estadual de Maringá. 

Negócios – Com um balcão de negócios, foi lançada durante o Dia de Campo uma oportunidade para que os produtores complementem a antecipação de suas aquisições de insumos, em condições especiais, para as safras de verão 2022/23 e inverno 2023/24. A ação comercial vai até o dia 22/7 em todas as unidades da cooperativa. 

Empresas – Completando, a tudo isso se somaram apresentações de tecnologias desenvolvidas por 24 empresas parceiras, com seus estandes e campos demonstrativos.

Inovações – “A exemplo do Safratec [promovido no verão], o Dia de Campo de Inverno é uma referência em inovações para o agro regional”, comentou o presidente executivo Divanir Higino, em sua saudação, na abertura. São eventos que oferecem soluções, segundo ele, para que os produtores cooperados possam se desenvolver em seus negócios. 

Aprimorar – Higino falou também sobre a alta qualidade do atendimento técnico prestado pela cooperativa e destacou que a Jornada do Cooperado, em andamento, tem a finalidade de aprimorar os serviços oferecidos, elevando-os a um padrão de excelência. 

Gostou – O cooperado Vanderlei Leonardi se deslocou de São Martinho, município de Rolândia, para participar do Dia de Campo e disse ter gostado de tudo o que viu. “Depois de um longo período sem eventos presenciais, não poderíamos perder essa oportunidade”, disse Leonardi, que elogiou a qualidade das palestras sobre cigarrinha, “muito esclarecedoras”, e também as apresentações nos estandes e estações técnicas. 

Importante – De Altônia, o cooperado Luiz Carlos Faria conta que saiu ainda de madrugada do sítio para aproveitar bem. “O Dia de Campo da Cocamar é um evento importante para que os produtores se atualizem sobre as melhores tecnologias”, afirmou. Ele percorreu praticamente todos os estandes e, ao final, disse ter ficado satisfeito e “com a cabeça repleta de novidades”. 

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização