Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Ataque de cigarrinha desafia produtor de milho

Considerada uma das pragas mais vorazes da agricultura, a cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) é o único inseto-vetor dos molicutes espiroplasma e fitoplasma, causador do enfezamento-pálido e o enfezamento-vermelho nas plantas, que se alimenta e se reproduz somente no milho.

Eliminação – O gerente técnico da Cocamar, Rafael Furlanetto, detalha que uma das principais medidas para manejo da praga é a eliminação total das plantas de milho tiguera. “Após a colheita do milho inverno, algumas espigas acabam ficando no solo, tornando-se plantas voluntárias que servirão de hospedeiras para multiplicação da cigarrinha. É fundamental a erradicação destas plantas”, explica.

Preocupante – A disseminação da cigarrinha do milho nos campos paranaenses, inclusive nas regiões atendidas pela Cocamar, é preocupante. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa Milho e Sorgo e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) os danos mais graves são registrados em plantações semeadas precocemente, no início da janela, a partir de 10 de janeiro, e nas lavouras tardias, plantadas entre o fim de fevereiro e o início de março.

Cedo e tarde – “Aparentemente, as cigarrinhas que estavam nas áreas de milho verão e na silagem, migraram para as primeiras lavouras de milho safrinha. Na principal janela de plantio, como a área plantada era maior, houve uma diluição dos insetos infectados. Quando passou esse período, as cigarrinhas voltaram a se concentrar na área plantada tardiamente”, explica Luciano Viana Costa, pesquisador de fitopatologia da Embrapa Milho e Sorgo.

Várias aplicações – Outro fator que realça a preocupação é que os prejuízos estão ocorrendo mesmo com os produtores tendo feito sua parte. Segundo a Adapar e os próprios agricultores, foram constatados ataques em áreas com aplicações de inseticidas e tratamento de sementes. “Já na germinação, em fevereiro, tinha lavouras com duas ou três cigarrinhas por cartucho de milho. É muita coisa”, observa Anderson Lemiska, fiscal agropecuário da Adapar. “O controle foi feito. Tem lavoura com oito aplicações: quatro para percevejos e quatro para cigarrinha.

Cultura importante – O Paraná responde por 14,8% da produção nacional de milho na safra 2021/22. O cereal é cultivado em uma área próxima de 3 milhões de hectares, considerando-se a primeira e a segunda safras. Com grande importância econômica para o estado, o milho é o segundo produto vegetal com maior Valor Bruto de Produção (VBP) e com exportações que ultrapassam os US$ 183 milhões.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização