Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Cocamar está sujeita a 31 mil obrigações para se manter adequada ao meio ambiente

O comprometimento da Cocamar Cooperativa Agroindustrial com o meio ambiente, sobretudo em relação ao seu parque industrial e unidades operacionais, pode ser avaliado pela complexidade e números que impressionam pela sua quantidade.

Legislação – “A cooperativa promove a gestão do atendimento de toda a legislação ambiental aplicável às suas atividades”, comenta a coordenadora ambiental Natália Cavalini Paganini.

Avaliada – Segundo Natália, são mais de 650 leis, entre estaduais e federais, o que compreende cerca de 31 mil obrigações. Natália menciona que a operação da Cocamar, como um todo, é avaliada em mais de 15 mil aspectos e 22 mil impactos. “Trabalhamos com foco em amenizar os impactos diversos e aumentar cada vez mais os benefícios”, ressalta. 

Logística reversa – Nesse contexto, a logística reversa de embalagens é um dos itens que merece especial atenção, sobretudo quanto ao recebimento de embalagens vazias de defensivos, entregues pelos produtores cooperados.

Recicláveis – “Atuamos no acompanhamento à recuperação de toneladas de materiais recicláveis como plástico, papel e metal”, observa, explicando que a quantidade deve corresponder a, pelo menos, 22% do volume de toneladas de embalagens de produtos de varejo comercializados nos pontos de venda.

Rejeitos – Por outro lado, são geradas anualmente, em média, mais de 600 mil toneladas de rejeitos no parque industrial e o Departamento Ambiental da cooperativa atua no apoio às diferentes áreas para os processos de separação, classificação e armazenamento.

Destinação final – É mantido, ainda, contato com fornecedores, de maneira a controlar as licenças e certificados para o transporte e a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos. “Ao todo, elaboramos e monitoramos cerca de 90 Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em todas as dependências da cooperativa”, menciona a coordenadora.  

Licenças – Natália comenta também que sua área responde pela emissão e monitoramento de licenças ambientais para a operação das unidades e indústrias. Atualmente, são mais de 520 licenças vigentes, possibilitando, assim, que as atividades da cooperativa ocorram regularmente.

Água – Em relação a demanda de água, é providenciado o licenciamento de poços para a captação nas diversas estruturas, com o Departamento Ambiental atento à qualidade e promovendo adequações que atendam aos padrões para consumo humano.

Efluentes – Da mesma forma, é licenciado o lançamento de efluentes líquidos industriais, fazendo-se o acompanhamento dos parâmetros físico-químicos para atendimento à legislação, bem como o gerenciamento do efluente sanitário proveniente de fossas mantidas nas unidades e no parque industrial.

Simulados – A área sob a coordenação de Natália responde, também, por organizar, todos os anos, simulados de ocorrências ambientais, em consonância com as simulações da brigada de emergência, para treinamento das equipes, além da gestão de investigações de eventuais acidentes e estar sempre pronta para agir em situações de emergência.

Arborização – Por fim, uma necessidade de corte de árvores nas unidades e áreas industriais passa, primeiramente, pela avaliação do Departamento, que se encarrega de obter a autorização do órgão ambiental. Ao mesmo tempo, são conduzidos estudos e projetos para a implantação de barreiras verdes nas unidades de recebimento de grãos, por exemplo, promovendo assim o controle de uma eventual emissão atmosférica gerada pela atividade.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização