Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Cooperadas participam do Cooperlíder Feminino 2022

Mulher, Força e Leveza foi o tema da Edição 2022 do Encontro de Lideranças Femininas, o Cooperlíder Feminino, que este ano voltou ao formato presencial. Aproximadamente 350 mulheres de 22 cooperativas participaram do evento, que aconteceu nos dias 12 e 13/05, no Centro de Eventos da Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, região Central do Paraná. Presentes lideranças femininas das cooperativas Bom Jesus, Camisc, Cooperante, C. Vale, Copacol, Cocamar, Castrolanda, Cresol, Coagru, Coamig, Coamo, Cocari, Coopagrícola, Coopertradição, Copagril, Coprossel, Integrada, Lar, Primato e também as cooperativas dos sistemas Sicoob e Sicredi.

Participação feminina – O Cooperlíder Feminino é uma realização do Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). “Este é o primeiro grande evento presencial que promovemos após dois anos de pandemia”, ressaltou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na abertura oficial do evento.

Presenças – Participaram do Cooperlíder Feminino os presidentes de cooperativas Jorge Karl (Agrária), Solange Pinzon Martins (Sicoob Meridional), José Aroldo Gallassini (Coamo), Luiz Roberto Baggio (Bom Jesus), Clemente Renosto, (Sicredi Parque das Araucárias), além de diretores da Ocepar, que acompanharam o evento remotamente.  “Organizamos a reunião da diretoria da Ocepar no mesmo dia e horário do Cooperlíder Feminino para que pudéssemos homenagear as nossas lideranças femininas”, afirmou Ricken. Também participaram da abertura do Cooperlíder Feminino os superintendentes Leonardo Boesche (Sescoop/PR) e Robson Mafioletti (Ocepar), a deputada federal Leandre Dal Ponte, integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e a deputada estadual Cristina Silvestri.

Educação Política – Na abertura oficial, dois pontos importantes foram destacados: o protagonismo feminino e o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, o parana.coop20. “O objetivo de trazer esse tema aqui, no Cooperlíder Feminino, é evidenciar que as mulheres podem e devem ser multiplicadoras de conhecimento sobre um tema que impacta a vida de todos nós”, frisou Ricken. “Não é um tema fácil de tratar. A percepção que temos é que as pessoas de forma geral têm um certo desinteresse em relação ao tema. Mas tudo passa pelo Congresso Nacional”, destacou.

Painel – Após a fala do presidente da Agrária, Jorge Karl, que agradeceu a oportunidade de sediar esse importante evento do calendário do cooperativismo paranaense, a coordenadora de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, Danielly Andressa da Silva, fez uma apresentação do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. “Trouxemos esse assunto para que vocês possam entender e participar”, disse.

União – “Nós, mulheres, temos que nos unir nesse momento importante do nosso país. O cooperativismo conta com vocês para ajudar a divulgar e eleger candidatos alinhados com os nossos princípios e que se importem de fato com a sociedade”, completou a diretoria da Ocepar, Yuna Bastos que, por motivos de saúde, participou do evento por videoconferência. “Este é um momento decisivo para o nosso país, porque é o momento da escolher quem vai nos representar, então, é o momento de falarmos em protagonismo”, frisou a conselheira do Sescoop/PR e presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon Martins. Convidadas para falar sobre a importância da participação feminina na política, as deputadas Leandre Dal Ponte e Cristina Silvestri abordaram questões como as tendências, como a diminuição do interesse das mulheres em ter filho, o envelhecimento populacional, o protagonismo da mulher, como elas entraram para a vida política e suas respectivas linhas de atuação.

Palestra – Depois do painel com a participação das deputadas, a programação seguiu com palestra ministrada por Rosana Botelho, investigadora na Polícia Civil do Paraná, lotada há 10 anos na 20ª Subdivisão Policial de Toledo, atuando no Núcleo de Inteligência Policial. Rosana é advogada, docente, servidora pública há mais de 18 anos, e palestrante especialista na área de Inteligência Emocional e Segurança Pública.

Tarde – No período da tarde, o mestre em Ciências do Esporte e bacharel em Psicologia, Fábio Brotto, que é cofundador do Projeto Cooperação realizou algumas atividades. Pioneiro no país em jogos cooperativos e na Pedagogia da Cooperação, ele é consultor empresarial com foco em organizações colaborativas. É autor de vários livros, como “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência” e “Jogos Cooperativos nas Organizações”. Em seguida, foi realizado um workshop com Ana Paula Vidal e Luciana França e uma oficina de Educação Política.

Cases e Talk Show –  Sexta-feira (13/05), o Cooperlíder Feminino teve continuidade com o compartilhamento de cases dos Núcleos Femininos de cooperativas e Talk Show com Tamara Klink, filha do navegador Almir Klink. Também navegadora, Tamara é palestrante e escritora.  Aos 24 anos, especializou-se em arquitetura naval em Nantes, na França, logo após ter realizado sua primeira viagem sozinha pelo mar do Norte, num veleiro próprio recém-adquirido e chamado Sardinha. No ano passado, ela concluiu a Travessia do Atlântico em três meses e se tornou a mais jovem brasileira a realizar o feito sozinha. Tamara já escreveu três livros sobre suas viagens: Mil Milhas, Um Mundo em Poucas Linhas e Férias na Antártica, com coautoria de Laura e Nina Klink.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização