Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Programa Cultivar completa 16 anos ajudando a formar florestas

 

O sugestivo slogan “Produzindo florestas com mãos especiais” resume bem a proposta do programa Cultivar, uma realização da Cocamar Cooperativa Agroindustrial que completa 16 anos de atividade nesta terça-feira (22/3).

Consolidado e reconhecido por importantes premiações conquistadas ao longo dos anos, o Cultivar promove a inclusão de alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no mercado de trabalho.

Contratados pela cooperativa Cocamar, eles cumprem expediente diário elaborando mudas de espécies nativas nos viveiros da instituição nas cidades de Maringá e Rolândia, no Paraná.

Jaqueline Almagro Xander, 32 anos, casada, reside no vizinho município de Floresta e desde 2008 participa do programa, em Maringá. Segundo a instrutora de produção de mudas, pedagoga Rose Santos, “a Jaqueline desenvolve suas funções com maestria”.

Para a aluna, participar de uma iniciativa assim é motivo de alegria. “Eu gosto muito de estar aqui, mexer com plantas faz bem e a gente ajuda o meio ambiente”, diz ela, que, com seu salário, tem a oportunidade de ajudar nas despesas de casa. 

Rose explica que em Maringá são 24 participantes de diferentes faixas etárias e com algum grau de deficiência intelectual, e 12 em Rolândia, onde a supervisão é feita por Ingrid Gulzow.

Durante os dois primeiros anos da pandemia, em 2020 e 2021, as equipes permaneceram em casa. No entanto, diante da sensível redução dos níveis de contaminação neste ano, as atividades vêm sendo retomadas, embora ainda com bastante cuidado e observando um revezamento do pessoal.

Segundo Rose, a meta para este ano é produzir cerca de 80 mil mudas nos dois viveiros, destinadas pela cooperativa a produtores cooperados para a recomposição de áreas de preservação permanente. “Em 16 anos, com certeza ajudamos a formar uma imensa floresta”, comenta, lembrando que algumas das espécies cultivadas são jatobá, ipês, paineira, araçá vermelho, goiaba, quina, jacarandá, figueira e outras. 

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização