Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Programa Cultivar completa 16 anos ajudando a formar florestas

 

O sugestivo slogan “Produzindo florestas com mãos especiais” resume bem a proposta do programa Cultivar, uma realização da Cocamar Cooperativa Agroindustrial que completa 16 anos de atividade nesta terça-feira (22/3).

Consolidado e reconhecido por importantes premiações conquistadas ao longo dos anos, o Cultivar promove a inclusão de alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no mercado de trabalho.

Contratados pela cooperativa Cocamar, eles cumprem expediente diário elaborando mudas de espécies nativas nos viveiros da instituição nas cidades de Maringá e Rolândia, no Paraná.

Jaqueline Almagro Xander, 32 anos, casada, reside no vizinho município de Floresta e desde 2008 participa do programa, em Maringá. Segundo a instrutora de produção de mudas, pedagoga Rose Santos, “a Jaqueline desenvolve suas funções com maestria”.

Para a aluna, participar de uma iniciativa assim é motivo de alegria. “Eu gosto muito de estar aqui, mexer com plantas faz bem e a gente ajuda o meio ambiente”, diz ela, que, com seu salário, tem a oportunidade de ajudar nas despesas de casa. 

Rose explica que em Maringá são 24 participantes de diferentes faixas etárias e com algum grau de deficiência intelectual, e 12 em Rolândia, onde a supervisão é feita por Ingrid Gulzow.

Durante os dois primeiros anos da pandemia, em 2020 e 2021, as equipes permaneceram em casa. No entanto, diante da sensível redução dos níveis de contaminação neste ano, as atividades vêm sendo retomadas, embora ainda com bastante cuidado e observando um revezamento do pessoal.

Segundo Rose, a meta para este ano é produzir cerca de 80 mil mudas nos dois viveiros, destinadas pela cooperativa a produtores cooperados para a recomposição de áreas de preservação permanente. “Em 16 anos, com certeza ajudamos a formar uma imensa floresta”, comenta, lembrando que algumas das espécies cultivadas são jatobá, ipês, paineira, araçá vermelho, goiaba, quina, jacarandá, figueira e outras. 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on tumblr

Artigos Relacionados

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização