Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Programa de renovação de canaviais é caminho para quem quer crescer

Aos 36 anos, o cooperado Douglas Chiconato, de Cambé (PR), onde ele e o pai José Carlos cultivam grãos em cerca de 200 hectares, dos quais 10% próprios, é exemplo de produtor que cresce aproveitando as oportunidades oferecidas pela Cocamar. Suas lavouras naquele município e na vizinha Rolândia são conduzidas sob a orientação técnica da cooperativa e apresentam boas médias de produtividade.

A aposta – O grande salto de crescimento do produtor, entretanto, se deu a partir de 2019, quando Douglas foi convidado pela Cocamar a participar do projeto piloto do programa de renovação de canaviais mantido em parceria com a usina Cocal no Pontal do Paranapanema, oeste paulista. Ele fez parte de um grupo de 21 cooperados que aceitou encarar o desafio de produzir soja numa área de 5,1 mil hectares arrendada pela cooperativa junto àquela companhia. Na quarta-feira (16), Douglas recebeu em Nantes a equipe do Rally Cocamar de Produtividade.

Experiência – “Eu já tinha alguma experiência em lidar com solos arenosos e fui em frente”, diz. Por isso, não deu ouvidos a alguns produtores que, na época, tentaram desestimulá-lo, sob o argumento de que no abafado oeste de São Paulo a cultura da soja seria inviável.

Sucesso – Três anos depois, na atual safra de soja 2021/22, ora em fase de colheita, Douglas fala da própria trajetória na região para demonstrar o sucesso do programa conduzido pela Cocamar e também para ressaltar que o oeste paulista é, sim, um lugar para quem quer crescer.

Expansão – Nesse curto período, o produtor conseguiu ampliar de forma considerável as áreas que ele e o pai plantam com soja: além dos cerca de 200 hectares em Cambé e Rolândia, há aproximadamente outros 400 no município de Nantes (SP) – quase na divisa entre os dois estados e distante apenas 130 quilômetros de Cambé.

Melhor que no PR – “Para mim, é um sonho que estamos conseguindo realizar”, afirma Douglas, referindo-se ao crescimento, salientando que neste ano, por causa dos problemas climáticos ocorridos no Paraná, a rentabilidade está sendo maior nas áreas do programa.

Enquanto em Cambé e Rolândia a expectativa é de uma produtividade de 45 sacas de soja por hectare, em Nantes a média esperada é maior, por volta de 50 sacas. Mas como nas áreas do programa o custo com arrendamento é bem menor em comparação ao praticado no Paraná, o resultado final acaba sendo superior.

Crescer – “Sempre tivemos rentabilidade com a participação no programa”, comenta o cooperado, que a cada ano tem aumentado suas áreas em pelo menos 30%, “e nosso objetivo é continuar expandindo”.

Estratégia – O produtor conta que, por enquanto, vem reinvestindo tudo na modernização do parque de maquinários, visando a ter estrutura para manter o seu ritmo de crescimento. E que, como estratégia para produzir bem, o melhor é realizar o plantio um pouco mais tarde, entre o final de outubro e início de novembro, a exemplo do que fez neste ciclo.

Foco – Para o engenheiro agrônomo César Nardi, da Cocamar, que assiste tecnicamente o cooperado Douglas Chiconato, o sucesso dos produtores no programa está diretamente relacionado à forma como eles conduzem suas lavouras. “É preciso que o foco e a atenção sejam os mesmos dados às suas terras, fazendo as aplicações, por exemplo, nos momentos certos.”

São 28,8 mil hectares mantidos
em parceria com três usinas

O gerente de negócios da Cocamar, Marco Antônio de Paula, que idealizou e responde desde o início pela coordenação do programa de renovação de áreas de canaviais, informa que foram cultivados 28,8 mil hectares com soja no Pontal do Paranapanema, em parceria com três usinas.

Produtividade – Do total da área, ao menos 30% de lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório, com previsão de produtividade de 50 sacas por hectare ou acima desse patamar. Nos 70% restantes, as médias devem ficar um pouco abaixo, como reflexo dos períodos de estiagem, causados pelo fenômeno La Niña, que castigaram várias regiões brasileiras.

Produção – De qualquer forma, o programa deve resultar na produção de 55 mil toneladas de soja, montante que, somado à comercialização de insumos, gera uma movimentação financeira superior a 230 milhões de reais.

Suporte – A Cocamar coordena o arrendamento com as usinas, presta orientação técnica aos produtores, fornece os insumos e recebe as safras em suas unidades de Mirante do Paranapanema, Iepê e Cruzália.

A salvação – “Neste ano, o programa representou a salvação para muitos produtores que não conseguiram boas médias no Paraná”, observa de Paula, mencionando ainda que a realização se reflete positivamente na economia de diversos municípios paulistas.

Sobre o Rally

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sétima edição consecutiva, conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (principais), Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (institucionais), com apoio da Aprosoja/PR, Cesb e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização