Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Protagonismo feminino é uma das marcas da Cocamar

Há alguns anos, a cooperada Mírian Cristina Neumann, de Rancho Alegre (PR) decidiu não mais depender de prestadores de serviços na propriedade da família e investiu na estruturação de um parque de maquinários próprio. Mas foi além: quis aprender a operar e, para isso, na primeira oportunidade, inscreveu-se num curso promovido pela concessionária Cocamar Máquinas em Cambé, no qual era a única mulher. Dessa forma, Mírian conta que passou a ter mais segurança e tranquilidade na condução das lavouras, realizando as operações no momento certo.

Aos 35 anos, casada, grávida de um menino, Mírian pertence a uma geração de produtoras cooperativistas e diz que tem se aprimorado na atividade com o apoio da Cocamar, da qual já fez parte do Conselho Fiscal. Nas lavouras, ela tem a orientação técnica da unidade local da cooperativa, seguindo todas as recomendações para o desenvolvimento de um cultivo mais sustentável.

Capricho – A também cooperativista Olga Maria Agulhon possui uma trajetória de participação na Cocamar, onde, há alguns anos, chegou a integrar o Conselho de Administração. Com 56 anos, escritora, casada, duas filhas e curtindo a chegada do primeiro neto, Olga é reconhecida pelo capricho e a adoção de boas práticas nas propriedades da família, na região de Maringá, que exibem um histórico de boas médias de produtividade.

Neste ciclo 2021/22, em que as adversidades climáticas causaram enormes danos à safra em muitas regiões do estado, a produtora lamenta que suas médias não sejam as mesmas dos últimos anos. “Em uma atividade a céu aberto, estamos sujeitas”, diz, lembrando que, por isso mesmo, o trabalho na agricultura nunca deixa de ser um grande desafio.  

Intensa participação – Aprimorar a gestão e viabilizar o negócio familiar com a diversificação de atividades, sempre foi um objetivo de Geni Bock de Farias, 57 anos, casada e mãe de dois filhos, em Altônia (PR). Ao lado do marido Luiz e do filho Felipe, que é agrônomo, eles plantam café, soja, pomar comercial de limão e pecuária, entre outros. Técnica agrícola e exímia cozinheira, Geni é quem recepciona grupos de visitantes na bela propriedade – situada às margens da Lagoa Xambrê – onde comercializa itens próprios, como café torrado e moído.

Participar com protagonismo, prestando sua contribuição, é uma característica de Geni, sempre procurando evoluir.

“São produtoras exemplares e de referência em suas regiões”, comenta o gerente de Cooperativismo da Cocamar, João Sadao, citando que as três participam atualmente do Programa de Certificação de Conselheiros de Cooperativas, realizado pela Cocamar em parceria com o Sescoop/PR.

Atualmente, quase 20% do quadro associativo, de mais de 16 mil integrantes, é formado pelo público feminino. “As mulheres têm uma participação crescente na cooperativa”, conclui.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização