Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Fazenda Flor Roxa, referência em ILPF no país

Conduzida pela Família Vellini, a Fazenda Flor Roxa, em Jardim Olinda (PR), possui 500 hectares mantidos com integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), tendo começado há mais de duas décadas por incentivo da Cocamar que, com o apoio da Embrapa, instalou lá uma área demonstrativa.

Enquanto o marido César e o filho Vítor, ambos engenheiros agrônomos, dedicam-se à agricultura, a médica-veterinária Márcia responde pela pecuária. “Em duas décadas, aprendemos muito”, comenta César, frisando que a região apresenta solo e clima muito desafiadores, pois a propriedade fica a uma baixa altitude e é margeada pelo Rio Paranapanema. “Um ano é diferente do outro e temos que ficar atentos a tudo”, diz.

No dia 26/10, a família recebeu a visita do Rally Cocamar de Produtividade, que estava acompanhado, entre outros, de Lucas Marchi e Alisson Galbiati, respectivamente gerente e engenheiro agrônomo da unidade da cooperativa em Paranacity, e do gerente técnico Rodrigo Sakurada.

Soja e milho – Segundo o produtor, a fazenda tinha metade de suas terras arrendadas por uma usina para o cultivo de cana-de-açúcar e mantinha pecuária extensiva. Atualmente, produz soja no verão, milho no inverno e possui um rebanho formado por animais angus que são abatidos precocemente, com cerca de 24 meses, ao peso médio de 22 arrobas.

As lavouras de soja e milho apresentam, todos os anos, boas médias de produtividade, superiores, inclusive, a de solo e clima menos hostis, à exceção da safra de verão 2021/22, em que o noroeste paranaense foi bastante castigado pela estiagem.

Em relação à soja, os Vellini já conquistaram, em várias ocasiões, o prêmio de produtividade do grão na categoria ILPF com médias, não raro, ao redor de 180 sacas por alqueire (74,3/hectare).

No último ciclo de milho de inverno – cultivado em consórcio com a braquiária – a colheita ficou entre 240 e 300 sacas por alqueire (109 a 124 sacas/hectare), mesmo com os problemas enfrentados pelo ataque da cigarrinha, causadora do enfezamento das plantas, algo que se tornou recorrente em todas as regiões produtoras do Estado. Em Maringá e imediações, para se ter ideia, a média não passou de 180 sacas por alqueire (74,3/hectare). E, para incrementar a produtividade das lavouras, evitando perdas com déficit hídrico, a família adquiriu uma estrutura de irrigação com pivô central que deve ser instalada no primeiro semestre de 2023.

César Vellini comenta ser indispensável que o produtor, ao se decidir pela integração, o faça sem improvisos e com uma adequada orientação técnica: “É preciso acompanhar tudo de perto, não adianta delegar para os funcionários e administrar por telefone”. No inverno, se por um lado é comum no sistema tradicional os pastos minguarem em razão do frio e causar o efeito “sanfona” – em que o gado engorda no verão e perde peso na época fria – na Fazenda Flor Roxa o volume de braquiária assegura alimentação de sobra para o rebanho, mesmo nos períodos mais críticos.

Os eucaliptos, por sua vez, plantados junto às cercas, oferecem conforto térmico aos animais que, nas horas mais quentes do dia, procuram o sombreamento. “A integração é um grande negócio para esta região”, assevera o produtor, lembrando ainda que a Cocamar oferece facilidades, como estruturas de recebimento de grãos em Paranacity e Paranapoema, municípios próximos, além de corpo técnico para prestar apoio aos produtores, incluindo um programa destinado à compra de animais em que remunera pela qualidade diferenciada da carne.

Patrocinam o Rally Cocamar de Produtividade, em seu oitavo ano: Basf, Fertilizantes Viridian, Sicredi Dexis e Nissan Bonsai Motors (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. Apoio: Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização