Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Outubro pode bater recorde em volume de chuva desde 2007

O mês de outubro está atingindo volumes históricos de chuvas e este assunto foi abordado em uma viagem do Rally Cocamar de Produtividade, nesta semana.

Em Doutor Camargo, a 30km de Maringá, até quinta-feira (28/10) havia chovido 440 milímetros – a maior quantidade desde janeiro de 2007, quando os pluviômetros registraram 450 mm. E como há previsão de mais precipitações para o final de semana, outubro pode bater o recorde do período. Quem faz um detalhado acompanhamento de chuvas, há 21 anos, é o cooperado da Cocamar, Jorge Pedro Frare, produtor de soja e milho. Suas informações, inclusive, são utilizadas oficialmente.

Danos – As volumosas chuvas do mês têm impactado na agricultura, provocando erosão com as enxurradas que deixam um rastro de destruição e levam embora a camada mais fértil do solo. Além disso, a quantidade de água ocasiona o que os técnicos chamam de lixiviação – o derretimento dos fertilizantes que são levados para camadas inferiores do solo. A umidade excessiva, também, favorece o desenvolvimento de um fungo que causa a morte das plantas. Tudo isso sem esquecer dos estragos deixados pelos temporais, os ventos fortes e, principalmente, das tempestades de granizo.

Solos protegidos – O engenheiro agrônomo Fernando Smith, da unidade local da Cocamar, explica que este é um momento em que se pode ver a importância das boas práticas. Em solos bem protegidos com palhada, no caso a cobertura de braquiária, praticamente não são observados problemas com a erosão, tendo havido, ainda, baixa incidência de ervas de difícil controle – diferente do que se viu em solos desprotegidos. “A cobertura dificulta a formação de enxurradas, absorve a água, retém umidade e inibe o desenvolvimento de ervas”, comenta.

Previsão – Contatado pelo jornalista Sérgio Mendes, do RIC Rural, que acompanha o Rally, o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informa que a predominância do fenômeno climático La Niña poderá trazer menos quantidades de chuvas que o normal durante o ciclo de verão 2021/22, sobretudo entre os meses de novembro e janeiro.

Sobre o Rally

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sétima edição consecutiva, conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (principais), Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (institucionais), com apoio da Aprosoja/PR, Cesb e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização