Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

A palhada é a salvação da lavoura

O Rally Cocamar de Produtividade foi para a estrada em direção a São Jorge do Ivaí, na região de Maringá. No caminho, já naquele município, a equipe parou para conversar com o Valdair, o popular Maisena, administrador da Fazenda de propriedade da cooperada Denise Felippe, onde a semeadura já estava bem adiantada.

Depois, seguiu com destino às terras do cooperado Arthur Baptistella, que se espalham por São Jorge, Ourizona e Presidente Castelo Branco. Arthur é assistido pelo engenheiro agrônomo Márcio Buffaliere, da unidade da Cocamar em São Jorge. O produtor fala com experiência: a palhada é essencial para viabilizar a lavoura em solos com menos teor de argila.

“A gente segue todas as normas técnicas e recomendações da área técnica da Cocamar, faz uma análise de solo todo ano e a manutenção de tudo para não diminuir em nada a produtividade e tentar aumentar. E nesses solos mais arenosos, quando planta milho, planta com braquiária, e no ano que não planta milho, planta aveia”, afirma.

Arthur explica que em região arenosa, se não tem palhada, a temperatura no nível do solo fica muito alta. E como o solo não tem capacidade de reter água, se não houver palhada, a probabilidade de perder uma lavoura é grande. “A palhada é essencial, temos que ano a ano desenvolver essa palhada para fazer uma proteção do solo e segurar um pouco de umidade”

Um quarto das terras do produtor fica em solos arenosos e o restante em áreas com alto teor de argila. Na chamada terra roxa, o solo é coberto com uma espessa camada de palha do consórcio milho e braquiária, prática que retém umidade, cria condições favoráveis para o desenvolvimento da lavoura, controla e erosão e apresenta uma série de outros benefícios no subsolo com seu intenso enraizamento.

“Nós temos que aumentar a nossa produtividade para diluir custo. Fazendo isso, a gente consegue ter um mínimo de rentabilidade para tocar o negócio. Se produzir menos, com os custos do jeito que estão, vai inviabilizar, então, tem que produzir mais pra poder viabilizar o negócio”, acrescenta o cooperado.

Segundo explica o engenheiro agrônomo Márcio Buffaliere, o produtor Arthur Baptistella vem buscando a cada ano, principalmente em solo com teor maior de areia, investir na palhada com braquiária ou aveia, sendo que nos solos mais argilosos ele trabalha com consórcio de milho e braquiária, sempre seguindo as orientações técnicas da Cocamar.
O Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio das empresas Basf, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian, Nissan Bonsai Motors, Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco e Estratégia Ambiental.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização