Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Safratec 2025 atrai mais de 7 mil visitantes

Evento abre o calendário de realizações técnicas da cooperativa e é fundamental para a transferência de conhecimentos e tecnologias aos produtores para que eles obtenham mais rentabilidade

Realizado de 16 a 18 de janeiro, o 35º Safratec – Encontro de Soluções em Agronegócios – promovido pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial na sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta, região de Maringá, recebeu mais de 7 mil produtores, formadores de opinião, de várias regiões do Paraná e estados vizinhos.

ATRAÇÕES – Com muitas atrações e aberto a toda comunidade, este que é um dos mais importantes eventos técnicos e de negócios para o setor no Paraná ganhou um novo formato ao concentrar em um espaço único quase todos os negócios da Cocamar, além de ter a participação de instituições de pesquisa, cooperativas dos ramos financeiro e de ciências agrárias, e cerca de 30 empresas fornecedoras de produtos e serviços, com seus experimentos e demonstrações técnicas.

CONHECIMENTO – O presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, lembrou, durante a solenidade de abertura, que o Safratec abre o calendário de realizações técnicas da cooperativa e é fundamental para que a mesma desenvolva o seu trabalho mais nobre: a transferência de conhecimentos e tecnologias aos produtores para que eles obtenham mais rentabilidade.

SOLO – “Falamos com insistência de boas práticas como o manejo adequado de solos, o que é básico. Quem trabalha com tecnologias assim, certamente está sofrendo menos com os problemas climáticos neste momento”, disse.

CALCÁRIO – A importância de os produtores cuidarem melhor do solo foi comentada, na mesma oportunidade, pelo presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Lourenço: “de pouco adianta investir em tecnologias e nas melhores sementes, por exemplo, se o solo não tiver sido corrigido corretamente”. E ressaltou que a Cocamar mantém uma campanha permanente para o fornecimento e a aplicação de calcário nas propriedades.

ILPF – Por sua vez, o presidente executivo da Rede ILPF, Francisco Maturro, enfatizou que quando, há poucos anos, foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, um levantamento apontou que 67% dos solos paulistas apresentavam deficiência de calagem – “muitos produtores deixam de fazer o básico”. Sobre a ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta), disse que seriam hoje mais de 18 milhões de hectares cultivados com esse sistema pelo país, em diferentes formatos. “O Brasil, que já é um grande produtor de alimentos, pode se tornar muito maior com a integração, a partir da incorporação de pastagens degradadas, que são abundantes”.

INTEGRA PR – A propósito da ILPF, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, comentou também na abertura do Safratec que há um encaminhamento para a criação do Integra PR, um programa que visa incentivar a integração, a exemplo do que já acontece em vários estados. “O governador Ratinho Júnior deseja, também, oferecer uma compensação aos produtores que adotam boas práticas”, acrescentou. Por fim, alertou que enquanto no Estado de São Paulo as homologações do Contrato Ambiental Rural (CAR) já avançam para 80%, no Paraná o percentual se encontra em apenas 2%, sendo necessário agilizar.

Destaque para os protocolos técnicos

Entre as atrações técnicas do Safratec 2025, o destaque foi para quatro protocolos conduzidos com instituições públicas e a iniciativa privada. Dois deles, mantidos em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), têm foco nos temas Plantas Daninhas e Manejo de Doenças na Soja. Um terceiro versa sobre Manejo de Solo, Águas e Nematoides Utilizando Plantas de Cobertura, com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/Paraná) e, por último, Manejo e Tecnologias para Irrigação, a cargo de especialistas da empresa Lindsay.

DEMONSTRAÇÕES – Em todos eles houve demonstrações com a presença de técnicos, sendo que uma série de novas tecnologias foram apresentadas, também, em mais de 30 estandes de empresas fornecedoras de defensivos, fertilizantes e sementes. “O Safratec oferece tudo o que o produtor precisa para impulsionar sua atividade”, resume o engenheiro agrônomo Felipe Morota, coordenador geral do evento.

BALCÃO DE NEGÓCIOS – Tudo isso sem falar do grande pavilhão onde estavam concentrados os negócios da própria Cocamar, como a concessionária Cocamar Máquinas/John Deere, Sementes Cocamar, Fertilizantes e Adjuvantes Viridian, Sistemas de Irrigação por Pivô Central, Cocamar Energia e Nutrição e Suplementos – o espaço foi ocupado, ainda, pela Cocamar Seguros, Carnes Cocamar e um Balcão de Negócios com oportunidades em insumos agropecuários, bem como em peças, implementos, madeira tratada e combustíveis.

COCAMAR MÁQUINAS – Além do seu estande principal, onde os clientes foram recepcionados para contatos técnicos e comerciais, incluindo a apresentação e demonstração estática de produtos, a concessionária Cocamar Máquinas/John Deere levou para o Safratec 2025 todo o ecossistema da marca. Para isso, uma equipe formada por vários especialistas, cada qual em sua área, esteve a postos para dialogar com os produtores e apresentar a eles os diferenciais tecnológicos que podem impulsionar sua atividade.

JOHN DEERE – Em todas as edições do Safratec o espaço da Cocamar Máquinas/John Deere se sobressai entre os mais visitados. Em paralelo aos demais atrativos, uma loja John Deere fez furor, no local, com a comercialização de uma variada linha de itens da famosa marca, entre os quais confecções, bonés, calçados, miniaturas, brinquedos e acessórios.

INFLUENCIADORES – A exemplo dos anos anteriores, a edição 2025 do Safratec vai contar com a presença de influenciadores que são reconhecidos pelo sucesso e o grande número de seguidores que possuem nas redes sociais. Um deles, o garoto José Marcos, de apenas 5 anos, encanta uma legião com mais de 2 milhões de seguidores ao falar com graça e desenvoltura da lida na fazenda e o trabalho realizado pelos produtores rurais. Outro, Abimael Ranieri, seguido por aproximadamente 2 milhões de admiradores, é conhecido por seus vídeos bem-humorados e a forma de comunicação ao estilo caipira. Também, os influenciadores do Maringá Explorer, com mais de 1 milhão de seguidores, completam a lista.

PRODUTORAS – Finalizando a programação, mais de 400 mulheres participaram do Encontro de Produtoras Rurais, com apresentação do Coral Cocamar, palestras abordando “Mulheres e a Gestão da Sucessão no Agro”, com a consultora Amanda da Safras e Cifras, e  “Mulher e Suas Potencialidades”, com Helda Elaine, além de bate-papo dos jovens com influenciadores. À tarde, na Arena Cocamar, teve ainda palestras sobre a “Trajetória da Mulher no Agro”, com Luciana, diretora de RH da Ouro Fino Agro, e “Finanças no Agro”, com Bruna Bono da Sicredi Dexis.

Plantio de árvores para compensar emissões de CO2

Desde 2023 a Cocamar Cooperativa Agroindustrial vem fazendo a compensação dos gases de efeito estufa (GEE) emitidos durante o Safratec, evento técnico que em 2025 foi promovido de 16 a 18 deste mês na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa em Floresta, região de Maringá, com mais de 7 mil visitantes.

INVERNO – O trabalho compreende a realização de outra iniciativa que visa, também, fazer a difusão de tecnologias aos produtores, o Dia de Campo de Inverno, organizado pela cooperativa no meio do ano e com duração de um dia. De acordo com a Cocamar, a avaliação inicia bem antes dos eventos, com a preparação dos experimentos e protocolos, montagem dos estandes e demais estruturas. Toda essa movimentação acaba gerando resíduos e efluentes, além de consumir energia e combustível.

SUSTENTABILIDADE – Em atendimento ao seu compromisso com a sustentabilidade, a Cocamar elabora o inventário das emissões de GEE do Safratec e do Dia de Campo de Inverno e faz a compensação por meio do plantio de árvores. O processo inicia com a contabilização de toda a energia consumida nas etapas de montagem, desmontagem e durante o evento. Já o público participante é inquirido na recepção sobre qual meio de transporte utilizou e a cidade de onde veio, sendo levada em conta, também, a quantidade de resíduo gerado.

MELHORIAS – A cada ano, a cooperativa introduz melhorias no processo a fim de reduzir as emissões, como o aumento na utilização de energia fotovoltaica e a implantação de uma central de triagem dos resíduos, o que permite elevar a quantidade de recicláveis e diminuir a de rejeitos. O levantamento a respeito do Safratec em 2023 aponta que naquele ano houve a emissão de 42,1 toneladas (t) de gás carbônico ou dióxido de carbono (CO₂), compensadas com o plantio de 885 árvores.

ÁRVORES – No Safratec de 2024 as emissões chegaram a 107 t de CO₂, com o plantio de 2.247 árvores. E, neste ano, o evento foi realizado pela primeira vez com três dias de duração e os cálculos sobre o total de emissões e a quantidade de árvores a ser plantada, ainda não foram concluídos. Por sua vez, no dia de campo de inverno de 2023 houve a emissão de 36,2 t de CO₂ e 760 árvores foram plantadas para sua compensação. Em 2024, devido a problemas climáticos, o evento não foi promovido.

PACTO GLOBAL – A Cocamar é apoiadora do Pacto Global para a Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização