A equipe do Rally Cocamar de Produtividade conversou com a empresária rural Sarita Junqueira Rodas. Desde 2008, Sarita é gestora do grupo Junqueira Rodas, fundado há 54 anos na região de Monte Azul Paulista, uma das principais produtoras de laranja do país. Ela participou do recente encontro promovido em Paranavaí (PR), voltado ao fomento do plantio de laranja.
Sarita falou aos participantes sobre a sua experiência à frente de um grupo familiar. Ela ressaltou que as empresas familiares representam 66% do PIB brasileiro e respondem por 75% dos empregos gerados. No entanto, de cada 100 empresas familiares, apenas 30 chegam à segunda geração e um número ainda muito menor, 5 somente, chega à terceira geração. A empresária comentou sobre os desafios enfrentados pela empresa familiar.
“Alguns pontos são extremamente importantes, principalmente a organização da família para que ela se acostume a viver em sociedade. A estruturação do negócio para que ele tenha uma organização e uma governança interna adequada para que possa ter transparência que é para prestar contas para os múltiplos sócios da família que estejam dentro e fora do negócio”, destacou Sarita, mencionando também a necessidade de preparação dos herdeiros para que eles possam se tornar sucessores ou sejam sócios comprometidos, “trabalhando e dedicando a sua vida em outras carreiras, mas dentro do negócio familiar do qual eles fazem parte”.
Para Sarita Junqueira Rodas, os desafios são ainda maiores em empresas familiares voltadas ao agronegócio. “Os negócios familiares têm grandes desafios no agronegócio, porque falta ainda essa profissionalização, não é tirar a família do negócio, é organizar a família para que ela se torne profissional. Então, quando a gente junta uma família estruturada e organizada, com a resiliência necessária para a agricultura, você tem um agronegócio familiar indestrutível”.
A gestora falou também do papel da mulher nesse cenário. “O desafio da mulher no agro vem diminuindo ao longo do tempo, mas já foi muito intenso, de resistência da inserção da mulher no campo, mas hoje está cada vez mais claro que a mulher pode contribuir com os negócios familiares, a gente tem uma visão diversa, e o diverso gera agregação de valor”.
Rally Cocamar de Produtividade, um projeto conduzido com o apoio da Sicredi, Basf, Nissan Bonsai Motors, Fertilizantes Viridian, Cocamar Máquinas/Concessionária John Deere, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. Apoio: Cesb, Unicampo e Aprosoja/Paraná.