Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Do café para a soja, uma história de sucesso

O que não falta ao cooperado Antônio Benedito Bizetti, de São Jorge do Ivaí, é disposição. Aos 81 anos, ele está sempre atento ao desenvolvimento das lavouras e nunca deixa de ir à Unidade da Cocamar para trocar ideias com o agrônomo Mateus Pascoli e saber das novidades, sendo a gestão dos negócios compartilhada com Ricardo, um de seus filhos.

Crescer tem sido a tônica dos Bizetti desde que eles chegaram ao município depois de comprar um pequeno lote de 2,5 alqueires em 1970. Bem antes disso, no ano de 1944, os pais haviam se mudado do Estado de São Paulo para Rolândia, mas foi em Astorga que Antônio se casou com Neide e de onde eles saíram para fazer a vida na nova região. “Tinha seis anos de casado e nosso negócio era plantar café”, lembra o produtor.

Contudo, as geadas ocorridas em 1972 e 1975 fizeram com que os Bizetti mudassem de ideia. Em vez de café, como pensava, Antônio seguiu uma tendência entre os produtores naquele tempo e começou a cultivar soja, cultura que avançava ainda timidamente, mas ganhou força depois que a Cocamar instalou no município um entreposto com armazém graneleiro para receber a produção, em 1976.

Segundo Bizetti, a soja não era tão trabalhosa quanto o café e todos se acostumaram logo. Antônio conta que, desde então, só se deu bem com essa lavoura. “De 1975 para cá, apenas em quatro safras nós colhemos abaixo de 100 sacas por alqueire”, afirma.

O segredo para produzir bem, segundo Antônio, é ter dedicação, capricho e fazer tudo na hora certa, além de investir em uma boa adubação e cuidar do solo. Todos os anos ele faz a correção de suas terras com calcário, uma providência “com retorno garantido”.

O agrônomo Mateus Pascoli frisa que o produtor é receptivo a adoção de novas tecnologias e, ao lado do filho Ricardo, faz um manejo adequado de pragas e doenças. “Com toda a sua experiência, ele faz questão de conversar e ouvir as orientações agronômicas”, pontua. E, na colheita, ele conta com o apoio de outro filho, o Júnior.

Foi com muito trabalho que sua família prosperou na atividade, ao longo das décadas. E, atento a oportunidades, Antônio nunca deixou de comprar terras. Com isso, de 2,5 alqueires de quando começou, ele detém hoje nada menos que 134 alqueires de áreas próprias no município, o que demonstra o seu sucesso.

O Rally Cocamar de Produtividade valoriza histórias da nossa gente e as boas práticas agropecuárias. Patrocinam a realização: Basf, Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors e Fertilizantes Viridian (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar, com o apoio do Cesb, Aprosoja-PR e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização