“A soja está que é uma beleza”, alegra-se o cooperado Gines Sanches Cavalcante, de Ourizona, município da região de Maringá. Com o tempo ajudando, a safra 2022/23 se desenvolve a olhos vistos, conforme o Rally Cocamar de Produtividade constatou em visita realizada à região no dia 6/12.
Para produtores como Gines – que cultiva 82 alqueires, dos quais 9 próprios -, e dependem de plantar em terras arrendadas, só há um caminho: conduzir a atividade com o máximo empenho para obter os melhores resultados.
Aos 57 anos, ele conta com o apoio do filho, o técnico agrícola Tiago, de 30 anos, para conduzir o negócio. Em seu planejamento, adota a estratégia de antecipar a aquisição de insumos e travar custos, sempre seguindo as orientações técnicas do engenheiro agrônomo João Vítor Genovez, da Cocamar, onde é cooperado 100%.
Uma das recomendações, por exemplo, o uso de fertilizantes foliares Viridian, surtiu o efeito esperado. Segundo o produtor, as plantas ganharam uma tonalidade verde escuro, sinal de que estão bem nutridas. “O Gines é um produtor de referência na região”, afirma João Vítor, acrescentando que ele procura fazer tudo da maneira mais correta possível.
Plantada no período e 25/9 a 22/10, a soja chega ao estágio de início de formação de vagens (que os produtores chamam de “canivetinho”) e florescimento. A colheita deve começar na primeira semana de fevereiro.
A família é parte da história do município, onde chegou em 1948, vindo de Ibitinga (SP). Seus avós, Gines e Pura, de origem espanhola, encontraram mata fechada e algumas poucas propriedades abertas até o Ivaí. “Eles se preocuparam em comprar um lote onde havia água”, conta. E, para fazer compras, seguiam em carroça até Mandaguaçu. No começo não foi fácil, mas superaram os desafios e fizeram ali o seu futuro.
Gines se diz um produtor realizado com o que faz, nunca deixa de honrar os compromissos assumidos com os proprietários das terras e faz da Cocamar a sua segunda casa, onde é querido por toda a equipe.
O gerente Hamilton Lautenschlager e o agrônomo João Vítor Genovez acompanharam o Rally Cocamar de Produtividade, que conta com patrocínio da empresa Basf, Fertilizante Viridian, Sicredi Dexis e Nissan Bonsai Motors (principais), Cocamar Máquinas; Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar, com o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Aprosoja-PR e Unicampo.