Plantio avança em Arapongas

O município de Arapongas foi o destino do Rally Cocamar de Produtividade onde, no dia 19/10, grande parte das áreas esperavam para ser semeadas e já havia lavouras em germinação e desenvolvimento.

Acompanhados do agrônomo Roverson Flach, da unidade local da Cocamar, a equipe foi até a propriedade do produtor Dércio Nogueira Santos, que cultiva soja, milho e trigo. Ele só esperava a chuva dar um tempo, o solo secar, para entrar novamente com as plantadeiras.

Dércio, a esposa Maria Alzira, a filha Carina, que é agrônoma, e o filho André, tocam 200 alqueires, entre terras próprias e arrendadas, cada qual na sua função. Segundo o produtor, 2023 foi um ano difícil, de insumos caros e com os preços dos principais produtos agrícolas em forte queda. “Um ano complicado para o nosso lado, por essa questão dos preços. Eles estavam lá em cima, os custos acompanharam, mas os preços voltaram para traz e os insumos nem tanto. Então, vai ser mais difícil as contas fecharem”. Mesmo assim, ele conta que está mantendo a programação dos outros anos, sem reduzir os investimentos. “Graças a Deus a gente tem uma produção razoável”.

Por arrendar a maior parte das terras que cultiva, o desafio é ainda maior. “Quando a área é própria, a renda acaba ficando toda para você. Mas como a gente não possui muitas terras, precisa optar pelo arrendamento também”.

Tecnificado, Dércio é reconhecido pelo profissionalismo e por suas boas médias de produtividade. E todo o seu maquinário é John Deere: “uma marca boa, que a gente confia, então é nossa parceira também”.

Para o agrônomo Roverson Flach, o produtor Dércio é diferenciado na sua região, por suas boas médias, os cuidados e a estrutura que possui. “É caprichoso, produz bem e tem equipamentos bons, que ajudam nessa agilidade do plantio e na colheita também”.

Roverson comenta que os produtores do município aceleraram o plantio nos últimos dias e tudo corre dentro da normalidade. “Esse ano o plantio avançou até um pouco mais em relação aos outros anos, com as boas expectativas de chuva, está correndo tudo bem, as chuvas estão bem distribuídas e a soja vai emergindo bem também”.

A umidade, claro, é necessária, mas se for demais, pode trazer problemas. “Essa umidade está sendo bastante favorável no plantio da soja, mas diante da perspectiva de bastante chuva, como aconteceu no ano passado, o produtor precisa ficar atento em relação a um bom uso de fungicidas para não ter preocupação com a ferrugem no final”.

Em sua nona edição consecutiva, o Rally Cocamar de Produtividade conta com os seguintes patrocinadores: Basf, Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors, Fertilizantes Viridian, Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco e Estratégia Ambiental.

Compartilhar:
Plantio avança em Arapongas
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização