Mostrar o aprimoramento genético e a potencialidade de aproveitamento das raças de cavalos Appaloosa, Paint Horse e Quarto de Milha, na lida no campo e em diversas modalidades de competições equestres. É o objetivo da Prova do Cavalo de Conformação que vai movimentar a Pista de Julgamento “Professor José Quirino dos Santos”, nos dias 12 e 13 de maio, durante a 49ª Expoingá.
A expectativa das diretorias da Sociedade Rural de Maringá (SRM), entidade que realiza a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial, e da Liga Nacional do Cavalo de Conformação(LINCC), que coordena a prova, é de que cerca de 30 animais, entre machos e fêmeas, participem da competição. Os juízes Russ Smith, dos Estados Unidos; e Tarcísio Barbosa de Souza, do Brasil, serão os responsáveis por avaliar o plantel e definir os campeões.
Para a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, a Prova de Conformação proporciona visibilidade ao trabalho realizado pelos criadores e treinadores. O presidente da LINCC, Francisco Diniz Borges Simas, ressalta que, além de apresentar a potencialidade das raças Appaloosa, Paint Horse e Quarto de Milha, a expectativa é de criar um ambiente favorável para ampliar o mercado na região.